Clos des Papes Châteauneuf-du-Pape Rouge 2020 Tinto
Uvas 55% Grenache, 30% Mourvèdre, 10% Syrah e 5% Counoise, Muscardin, Vaccarèse
CARACTERÍSTICAS Corpo Encorpado Guardar pelo menos 3 anos Madeira Moderada
Clos des Papes Châteauneuf-du-Pape Rouge 2020 Tinto
País França
Região Rhône (Sul)
Produtor Clos des Papes
Notas e Premiações 97 pontos Wine Spectator/96+ pontos Robert Parker
DADOS TÉCNICOS
Teor ALCOÓLICO 15,4%
Açúcar <1,0 g/l
Acidez 4,94 g/l
PH 3,71
Degustação A safra 2020 resultou em um vinho de grande finesse, muito equilibrado e elegante, menos potente e concentrado que o 2019. Trata-se de uma safra de guarda, mas o vinho está bastante acessível em sua juventude. Os taninos são sedosos e o frescor agradável, com notas de frutas vermelhas e negras e algumas especiarias.
Terroir São diferentes parcelas de vinhedos na denominação, com variedade de solos, orientações e altitudes, cuja combinação permite aumentar a complexidade dos vinhos.
Elaboração As uvas são colhidas manualmente e a vinificação é tradicional, com envelhecimento de 10 a 12 meses em foudres (grandes tonéis) usados. Engarrafado sem filtração, mas com clarificação de clara de ovo.
HARMONIZAÇÃO Ideal para acompanhar assados, carnes de caça, cordeiro e queijos maduros. Desde 1988, os vinhos do Clos des Papes não são filtrados, mas clarificados (clara de ovo), podendo ter um pequeno depósito na garrafa. Recomenda-se decantar antes de servir, mas não por muito tempo. É sempre interessante apreciar a evolução do vinho na taça. Sirva entre 14 e 15 °C.
QUANDO BEBER Um belo vinho de guarda, que poderá envelhecer facilmente por 20 anos ou mais.
OUTROS VINHOS DESSE PRODUTOR
Branco
Tinto