× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES ONDE ENCONTRAR NOTÍCIAS FALE CONOSCO

França > Rhône (Sul) > Clos des Papes Clos des Papes Châteauneuf-du-Pape Rouge 2016
Rhône (Sul),
França
Clos des Papes Châteauneuf-du-Pape Rouge 2016 Tinto
Uvas 60% Grenache, 25% Mourvèdre, 10% Syrah e 5% Counoise, Vaccarese, Muscardin
CARACTERÍSTICAS Corpo Encorpado Guardar pelo menos 3 anos Madeira Moderada
Clos des Papes Châteauneuf-du-Pape Rouge 2016 Tinto
País França
Região Rhône (Sul)
Produtor Clos des Papes
Notas e Premiações 97+ Robert Parker
DADOS TÉCNICOS
Teor ALCOÓLICO 15,8%
Açúcar 1,4 g/l
Acidez 5,0 g/l
PH 3,66
Degustação Segundo Robert Parker, "este vinho é encorpado, mas equilibrado, com muita riqueza e concentração, mas paradoxalmente leve... pode ser bebido bem por pelo menos duas décadas. Junto com o 2015 e o 2017, será um trio de vinhos convincente a ser seguido ao longo dos anos".
Terroir São 24 parcelas de vinhedos diferentes na denominação, com variedade de solos, orientações e altitudes. Em função disso, são feitas várias seleções de uvas, sendo a primeira delas na colheita. As vinhas têm mais de 80 anos de idade e o rendimento é limitado a 25 hl/ha.
Elaboração As uvas são colhidas à mão, sendo feita uma primeira seleção na colheita. Uma segunda seleção é feita na mesa de colheita para afinar a escolha de qualidade. As uvas são levadas o mais rapidamente possível à vinícola, onde acontece uma terceira seleção sobre esteira rolante. Em seguida, são levadas por gravidade aos tanques revestidos de azulejos. O engaço é retirado e tem início a fermentação. O mosto é bombeado 2 vezes por dia para movimentar o chapéu e favorecer a extração, a uma temperatura entre 30 e 32 ºC. Após 3 semanas, faz-se a retirada de cuba e a prensagem. O "vin de presse", que contém ainda um pouco de açúcar, continua a fermentar. O vinho permanece em tanques até a primavera (março). A fermentação malolática e a decantação de tartaratos ocorre nos tanques e, em seguida, os vinhos são clarificados por colagem com clara de ovos. A maturação é feita em barricas de carvalho por 15 meses, seguida pelo corte final, que é feito em um tanque de 300 hl.
HARMONIZAÇÃO Ideal para acompanhar pratos clássicos com carne bovina e suína, além de cordeiro, pato e carnes de caça. Pode ser servido também com frango assado, cassoulet e massas com cogumelos.
QUANDO BEBER Um belo vinho de guarda, que poderá envelhecer facilmente por 20 anos ou mais.
OUTROS VINHOS DESSE PRODUTOR