Didier e Olivier Gimonnet, em Cuis
A Wine & Spirits publicou a lista da “Top 100 Wineries 2022” – as 100 melhores vinícolas de diversas regiões do mundo. A escolha foi baseada na “coleção de vinhos excepcionais” de cada produtor, em degustação às cegas feita pela equipe da revista.
Três produtores da França (dentre os 18 citados) estão no portfólio da PREM1UM WINES:
PIERRE GIMONNET & FILS – CHAMPAGNE
Fundada em 1955, a vinícola é comandada pelos irmãos Didier e Olivier Gimonnet, em Cuis, no coração da Côte des Blancs, a melhor região para a Chardonnay. O estilo da maison está na particularidade do terroir e na magia das assemblages, reveladas na elegância, na fineza aromática, na mineralidade, na pureza e no frescor de cada um de seus Blanc de Blancs. Uma estrela no guia da Revue du Vin de France.
• Pierre Gimonnet Champagne Cuis 1er Cru Brut NS
• Pierre Gimonnet Champagne Fleuron 1er Cru Brut 2017
O produtor Nicolas Potel e o enólogo Sylvain Debord
DOMAINE DE BELLENE – BORGONHA
O domaine foi criado em 2005 pelo produtor Nicolas Potel, com a filosofia de produzir vinhos da mais alta qualidade a partir de parcelas de vinhas velhas (de 50 a 110 anos) em Savigny-lès-Beaune, Santenay, Saint-Romain, Volnay, Beaune, Nuits-Saint-Georges e Vosne-Romanée. Tanto as vinhas quanto os vinhos são trabalhados da maneira mais natural possível, o que inclui métodos orgânicos e biodinâmicos.
• Domaine de Bellene Savigny-lès-Beaune Vieilles Vignes 2017
• Domaine de Bellene Beaune 1er Cru Les Teurons 2018
Colheita nos vinhedos da Fournier, no Vale do Loire
DOMAINE FOURNIER PÈRE & FILS – LOIRE (selecionado pelo segundo ano consecutivo)
A vinícola foi criada em 1950 por Paul Fournier. Dois de seus filhos, Claude e Jacques Fournier, deram sequência aos negócios da família até a propriedade ser adquirida pela família Villebois, em 2015. São 55 ha de vinhedos nas denominações Sancerre (39 ha), Pouilly-Fumé e Menetou-Salon, além de um pequeno vinhedo em Touraine. Seus vinhos são gastronômicos e expressivos, mesmo os mais básicos, enquanto as cuvées especiais de Pouilly-Fumé e Sancerre atingem o mais alto nível dessas denominações.
• Fournier Sauvignon “F” de Fournier 2018
• Fournier Pouilly-Fumé Grande Cuvée 2015
• Fournier Sancerre Grande Cuvée “La Chaudouillonne” 2020
• Fournier Sancerre Rosé Les Belles Vignes 2017
Deixe um comentário