× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES ONDE ENCONTRAR NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Brovia - Orgânico Piemonte, Itália www.brovia.net
PROPRIETÁRIO Giacinto, Raffaele, Elena e Cristina Brovia ENÓLOGO Giacinto e Cristina Brovia
A VINÍCOLA A Brovia encontra-se no coração da área produtora de Barolo, com sede em Castiglione Falletto. Fundada por Giacinto Brovia em 1863, mantém-se até hoje nas mãos da mesma família. Elena e Cristina Brovia, quarta geração de viticultores, e Àlex Sánchez, marido de Elena, conduzem atualmente a vinícola. Desde 2010, a Brovia adota o sistema orgânico em seus vinhedos. Seus tintos são clássicos e elegantes, enquanto o branco, produzido com a uva Roero Arneis, é um vinho para os que procuram algo diferenciado. Vinhedos

Os vinhedos ocupam 19,2 ha, sendo os quatro mais importantes Rocche, Villero e Garblèt Sue’, em Castiglione Falletto, e Ca’Mia (Brea), em Serralunga d’Alba (no coração da área de produção do Barolo), estão situados em terrenos e exposições bastante favoráveis. Desde 2010, a Brovia adota o sistema orgânico em seus vinhedos.

Produção

A vinificação é tradicional. Para o envelhecimento do Barolo e do Barbaresco se utilizam grandes tonéis de carvalho esloveno e francês, de cerca de 3.000 litros. Completada a maturação, o vinho é engarrafado sem nenhuma filtração. O afinamento ocorre em locais com temperatura e umidade constantes, protegidos da luz solar e artificial.

Cristina e Helena Brovia, com Àlex Sánchez
Vinhedos em Castiglione Falletto, no coração do Barolo