Colheita nos vinhedos da Grandes Pagos Gallegos, na Espanha
Alison Napjus começa seu artigo na Wine Spectator com a pergunta: “No mundo do vinho, o tinto é o rei, correto?”, falando sobre a predominância dos tintos nas cartas dos restaurantes e nas adegas domésticas.
Enaltecendo os vinhos brancos da Alsácia, França (região onde reinam), da Itália, da Espanha e de Portugal, ela comenta: “Os consumidores podem aproveitar vinhos brancos em uma grande variedade de estilos, mais do que nunca”. Como exemplos, ela cita vinhos que não estavam no radar 20 anos atrás, como o Godello do noroeste da Espanha, já presente em nosso portfólio, e o Carricante do Monte Etna, na Sicília, Itália, uva representada pela Monteleone, cujos vinhos acabam de chegar.
Inspirados nesse artigo, preparamos uma lista de brancos de uvas menos conhecidas. Aproveite!
ESPANHA
• Finca Enguera Blanc 2022 – produzido em Valência, com a uva Verdil, este vinho, além de muito agradável, é orgânico e vegano.
• Fraga do Corvo Godello DO Monterrei 2018 – produzido pela Grandes Pagos Gallegos na região da Galícia, este Godello é rico, intenso e elegante.
GRÉCIA
• Estate Argyros Atlantis White 2020 – produzido em Santorini com as uvas Assyrtiko (90% ), Athiri (5% ) e Aidani(5%), é um vinho orgânico fresco e surpreendente.
PORTUGAL
• Casa da Passarella O Oenologo Encruzado 2020 – elaborado com a uva Encruzado, no Dão, é vibrante, estruturado e muito gastronômico. A Encruzado é o grande destaque entre as uvas brancas portuguesas na atualidade.
ITÁLIA
• Arenile Pecorino IGT Terre di Chieti 2022 – da região de Abruzzo, este vinho delicioso e fresco é produzido com a uva Pecorino (esta nova safra acaba de chegar).
• Musìta Grillo Biologico Sicilia DOC 2021 – um vinho vivaz, com boa complexidade, elaborado com a uva Grillo, típica da região.
• Villa Erbice Vigneto Panvino Soave Superiore DOCG 2018 – produzido com a uva Garganega, no Vêneto, é rico e harmonioso.
Tiberini Maturato Bianco IGT 2018 – de produção orgânica, este vinho da Toscana de grande complexidade combina as uvas Pulcinculo (95%) e Vermentino (5%).
CHILE
• Falernia Pedro Ximénez Reserva 2022 – produzido na região semi-desértica do vale do Elqui com a uva Pedro Ximénez, este vinho é seco, mineral, fresco e muito versátil.
Deixe um comentário