× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES ONDE ENCONTRAR NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Domaine Vigneau-Chevreau - Biodinâmico Loire, França www.vigneau-chevreau.com
PROPRIETÁRIO Christophe e Stéphane Vigneau ENÓLOGO
A VINÍCOLA Fundado em 1875 pela família Vigneau-Chevreau, esse domaine passou de 5 ha para 33 ha de vinhedos durante cinco gerações, sempre na denominação Vouvray. Atualmente sob o comando dos irmãos Christophe e Stéphane Vigneau, produz espumantes e brancos secos e doces com a Chenin Blanc. Desde 1995, é certificado como biodinâmico. Além dos vinhedos próprios, o domaine explora um vinhedo histórico (com um contrato de 50 anos) na Abadia de Marmoutier, berço da denominação Vouvray. Os vinhos desse domaine oferecem grande riqueza tanto na juventude quanto após alguns anos de guarda. Vinhedos

O Domaine Vigneau-Chevreau possui 33 ha de vinhedos de Chenin Blanc, a única variedade autorizada na denominação de Vouvray. Os vinhedos recebem influências marítimas, com invernos amenos sem fortes geadas, verões sem calor excessivo e outonos muito ensolarados, permitindo a maturação mais tardia das uvas. Os solos são argilo-calcários e argilo-siliciosos.

Produção

A colheita das uvas é feita manualmente. As uvas provenientes das vinhas mais jovens são usadas para os espumantes, enquanto as de vinhas velhas se destinam aos vinhos tranquilos que podem ser secs, demi-secs ou moelleux, de acordo com a riqueza da vindima nos diferentes terroirs.

Sede da vinícola Vigneau-Chevreau
Trabalhos nos vinhedos do produtor biodinâmico Vigneau-Chevreau
As caves subterrâneas de maturação de espumantes da Vigneau-Chevreau