Cultivada no sul da França, a Grenache entra no corte do famoso Châteauneuf-du-Pape, do Sul do Rhône, sendo usada na elaboração de vários outros vinhos dessa região. Na Espanha, a Garnacha se destaca na Rioja e no Priorato, com vinhos agradáveis e elegantes.
Confira nossa seleção de Grenache e Garnachas:
ESPANHA
• Aldonia Vendimia 2018 – Rioja (60% Garnacha e 40% Tempranillo) – fresco, frutado, sedoso e suculento, é um vinho equilibrado e fácil de beber. Ótimo para acompanhar massas, pratos à base de arroz e de legumes, queijos suaves e presunto, entre outros. Ideal para acompanhar as refeições do dia a dia.
• Aldonia 2017 – Rioja (100% Garnacha) – de corpo médio, é pleno, com boa acidez, taninos aveludados, com acidez que refresca e convida a uma próxima taça. Excelente acompanhamento para carnes com molhos cremosos, aves, massas com molho à bolonhesa e berinjelas recheadas, entre outros.
Aldonia 100 2013 – Rioja (100% Garnacha de vinhedos de mais de 100 anos – redondo, mas com acidez notável e vibrante, que faz salivar, com um final longo, sedoso e refrescante. Carne assada, porco assado, embutidos defumados, queijos curados, entre outros. Abrir uma hora antes de servir.
• Terroir Al Límit Les Manyes – Priorato – Biodinâmico, disponível nas safras 2012 e 2014, ambas com 98 pontos de Robert Parker (100% Garnacha). – aromas de ervas do Mediterrâneo e notas florais, além de frutas vermelhas, como cerejas e morangos, e toques minerais. Na boca, é um vinho de textura agradável, equilibrado, elegante, com um longo final.
FRANÇA
• Domaine Jaume Côtes-du-Rhône Rouge 2018 (70% Grenache, 20% Syrah e 10% Mourvèdre) – um vinho prazeroso, fresco, encantador, ideal para consumir no verão. O final é equilibrado, com taninos aveludados. Excelente com carnes grelhadas, churrasco, carpaccio de carne e queijos maduros.
• Domaine Ferrer-Ribière Empreinte du Temps Grenache Noir IGP Côtes Catalanes 2015 – Biodinâmico (100% Grenache) – com aromas de frutas vermelhas e notas de especiarias, é um vinho que privilegia a pureza da fruta. Indicado para pratos com especiarias e grelhados.
• La Monardière Vacqueyras Les 2 Monardes – Orgânico, disponível nas safras 2010 e 2013 (70% Grenache e 30% Syrah) – carnudo e generoso, revela um agradável sabor de frutas vermelhas, combinado com taninos bem presentes. Prove com pernil de cordeiro assado e carnes de caça.
• Domaine Raspail-Ay Gigondas 2016 – 95 pontos da Decanter e 93 pontos de Robert Parker (60% Grenache, 35% Syrah e 5% Mourvèdre) – taninos macios e maduros, em um conjunto vibrante e puro caracterizam este vinho elegante, estruturado e saboroso. Perfeito com aves assadas e pratos à base de carne bovina.
• Domaine Font de Michele Châteuneuf-du-Pape 2015 – Orgânico, com 92 pontos de Robert Parker (70% Grenache, 10% Syrah, 10% Mourvèdre e 10% de outras variedades) – sutil e sedutor, que pode ser guardado por alguns anos, mas está delicioso para ser desfrutado. Excelente para acompanhar cordeiro com alecrim, coq au vin, magret de canard, além de charcutaria e queijos de sabor intenso, como o Comté.
• Clos de Papes Châteauneuf-du-Pape 2011 – Orgânico, com 96 pontos de Robert Parker (65% Grenache, 20% Mourvèdre, 10& Syrah e 5% de outras variedades) – potente e concentrado, apresenta boa acidez e taninos finos. Ideal para acompanhar carne bovina e suína, além de cordeiro, pato e carnes de caça. Pode ser servido também com frango assado, cassoulet e massas com cogumelos
Foto: vinhedos do Domaine la Monardière, produtor orgânico do Sul do Rhône.
Deixe um comentário