Produzido na Puglia, Itália, com a uva Primitivo, o Paololeo Passo del Cardinale Primitivo di Manduria DOP 2021 foi premiado com o prestigioso “Tre Bicchieri” do guia de vinhos italianos Gambero Rosso 2023.
O guia destaca a “primazia da Primitivo e a confirmação da Negroamaro”, ressaltando que nas últimas décadas a Puglia tornou-se uma das mais importantes regiões da Itália pela qualidade de seus vinhos, o que confirma o número de “Tre Bicchieri” conquistados neste ano (25).
Paololeo Passo del Cardinale Primitivo di Manduria DOP faz parte da linha clássica da vinícola. Seu nome presta homenagem a um cardeal amigo do proprietário da vinícola, que já em idade avançada costumava caminhar bem devagar, mas de forma imponente, quando o visitava. “… da mesma forma que a maturação desse vinho é lenta, com um resultado imponente…”, compara o produtor Paolo Leo.
Um vinho complexo, equilibrado, com taninos aveludados e ótimo frescor, com um longo final frutado e notas de especiarias. Perfeito para acompanhar massas à base de molho vermelho, carnes vermelhas e de caças, além de queijos maduros de sabor intenso e pratos com cogumelos.
Vinhedos da Paololeo, alguns deles já convertidos para a agricultura orgânica
Sobre a Paololeo
A vinícola foi fundada por Antonio Leo, na virada do século XIX, no coração de Salento, e hoje está na quinta geração de viticultores. No fim dos anos 1980, o atual proprietário, Paolo Leo, decidiu valorizar as uvas autóctones como Negroamaro, Primitivo e Malvasia Nera. Esse passo conduziu à produção dos vinhos Orfeo (Negroamaro), Passo del Cardinale e Fiore di Vigna (Primitivo), que já atingiram várias vezes os almejados “Tre Bicchieri” do Gambero Rosso. Hoje, a vinícola possui 50 ha de vinhedos, sendo 30% de cultivo orgânico.
Deixe um comentário