Durante sua visita, que incluiu as cidades de Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Americana (SP), ele mostrou algumas novidades e falou sobre a abertura do enoturismo da Casa da Passarella, no início de 2023.
São produzidas três linhas de vinhos: Somontes, a linha de entrada, Casa da Passarella, que inclui os vinhos de autor, como os da coleção Fugitivo, e Villa Oliveira, o top da vinícola. Confira as novidades:
– Casa da Passarella Abanico Branco 2020 – este vinho, que acaba de chegar ao Brasil, é um corte de Barcelo, Bical, Cerceal e Terrantez (uva rara muito conhecida pelos vinhos da ilha Madeira), além de outras uvas brancas de vinhas velhas. Um vinho encorpado, fresco e muito elegante. No mesmo contêiner, chegou também o Somontes Colheita Branco 2021, um vinho delicioso, que está em seu melhor momento.
– Casa da Passarella O Fugitivo Pinot Noir 2019 – os vinhos da coleção “Fugitivo” são produzidos em edições limitadas e em safras especiais. Esta é a primeira safra de Pinot Noir, uma casta que é tradicional na Casa da Passarella (as vinhas datam de 1935).
– Villa Oliveira Vinha do Províncio 2019 – um “field blend” de vinhas muito velhas de um só vinhedo, que inclui Encruzado, Uva Cão, Bical e Terrantez, entre outras. Com aromas de frutas brancas e notas minerais, é um branco que alia estrutura, muito frescor e elegância.
– Villa Oliveira Pai d’Aviz 2017 – este vinho faz parte de um projeto que Paulo Nunes criou com alguns viticultores antigos. As uvas são provenientes de vinhas centenárias e o vinho é feito da forma mais ancestral possível, com pisa a pé e fermentação em lagar de granito, entre outros procedimentos. O corte inclui as tintas Baga, Jaen, Tinta Amarela, Alvarelhão, Tinta Pinheira, Touriga Nacional e Tinta Carvalha, entre outras. Segundo Paulo Nunes, este vinho é a mais pura expressão do Dão.
Enoturismo no Dão
A partir do início de 2023, os brasileiros poderão se hospedar na Casa da Passarella e ter uma experiência completa com os vinhos e o restaurante. Construída em 1892 e símbolo da vinícola, a casa dispõe de 11 suítes. Além disso, será possível a hospedagem em duas residências: a Casa do Padre e a Casa do Pedreiro. Toda a obra foi feita em respeito absoluto com as origens do local e muito pouco foi modificado.
Deixe um comentário