Os irmãos Pignier – sétima geração no comando da vinícola
Restaurantes, hotéis, vinícolas, lojas e outros pequenos lugares onde se pode desfrutar toda a riqueza da região fazem parte do artigo sobre o Jura publicado na Cuisine et Vins de France. Entre as sugestões está o Domaine Pignier, vinícola biodinâmica localizada em Montaigu, 40 km ao sul de Arbois.
Fundada pelos monges cartuxos no século XIII, foi adquirida pela família Pignier em 1794 e hoje é comandada pela sétima geração. Segundo o artigo, nada como ouvir essa história, contada por Jean-Etienne Pignier, enquanto se degusta seus vinhos: “… todas as riquezas desfilam nas taças e a gente bebe suas conversas da mesma forma que os líquidos”.
Conheça os vinhos do Domaine Pigner:
ESPUMANTE
• Domaine Pigner Crémant du Jura Brut Nature – com 85% Chardonnay e 15% Pinot Noir, apresenta aromas florais e de brioche. No paladar, é cremoso, elegante, frutado e suave.
BRANCOS
• Domaine Pigner Côtes du Jura Blanc GPS 2020 – com aromas florais e frutados resultantes da combinação de três uvas (40 % Chardonnay, 40% Ploussard Blanc e 20% Savagnin), é um vinho muito agradável e gastronômico.
• Domaine Pigner Côtes du Jura Blanc Sauvageon 2019 – este vinho evoca toda a riqueza da uva Savagnin (ou Sauvageon). Pleno na boca, com muita finesse e pureza.
• Domaine Pigner à Table Avec Léandre Rouge 2020 – elaborado com uma combinação de 14 uvas antigas existentes antes da AOC, da época do avô dos proprietários, Léandre. Boa estrutura na boca, com ótimo equilíbrio entre a fruta e o tanino.
Deixe um comentário