Segundo o artigo, “o Chile é sem dúvida o lar dos melhores vinhos de Syrah”, dando como justificativa o fato de o país ter muitas regiões de climas frios ao longo da costa, o que lhe dá uma grande vantagem no cenário sul-americano. Dentre as regiões mencionadas está o vale de Colchagua, onde se encontra a Viña Polkura, onde são produzidos diferentes estilos de vinhos de Syrah (além de outras uvas), do mais básico ao Secano, que é elaborado com uvas de vinhedos de baixíssimo rendimento.
Na seleção de 20 vinhos de Syrah da América do Sul, feita por Amanda Barnes, o Polkura Syrah Secano (Dry Farmed) 2020 obteve 94 pontos: “Com um suculento nariz de frutas e notas de alcaçuz e pimenta branca, este Syrah de vinhedos não irrigados da costa de Colchagua tem suculência, mas também ousadia e amplitude, que são típicos dos requisitados vinhos de Sven Bruchfeld”. Temos também a safra 2019.
A seguir, a gama completa de vinhos de Syrah da Polkura:
• Polkura Syrah Lote D 2016 – sem passagem por madeira, este vinho é a pura expressão da fruta. Suculento e saboroso, é muito fácil de agradar.
• Polkura Syrah 2018 – marca registrada da vinícola, este Syrah é muito equilibrado e intenso, com um longo final e grande complexidade. Segundo Sven Bruchfeld, a safra 2018 foi excelente.
• Polkura Syrah Block g+1 safras 2016 (96 pontos de James Suckling) e 2020 – de estilo mais robusto, apresenta bom equilíbrio entre a acidez e os taninos. Grande potencial de guarda.
Sven Bruchfeld, enólogo e sócio da Viña Polkura
Sobre a Polkura
A paixão pela Syrah motivou os enólogos Sven Bruchfeld e Gonzalo Muñoz a buscar o melhor terroir para essa uva, estabelecendo a Viña Polkura em Marchigüe, no vale de Colchagua, em 2002. Embora seja a marca da vinícola, outras variedades como Malbec e Cabernet Sauvignon são cultivadas com sucesso.
Em 2009 foi iniciado o projeto “Secano”, que hoje conta com 5 ha de vinhas não irrigadas, seguindo a linha de intervenções mínimas. Visitamos a Polkura no início de março, quando Sven mostrou os ovos de concreto usados na produção (foto acima), para dar ainda mais elegância aos seus vinhos. Sven Bruchfeld é um dos mais ativos membros do Movi – Movimiento de Viñateros Independientes, que reúne pequenos viticultores que produzem vinhos de alta qualidade.
Deixe um comentário