Uma série de uvas foi introduzida na América do Sul pelos espanhóis, na época da colonização. Dentre elas, a mais importante foi a variedade tinta conhecida na Espanha como Listán Prieto.
Na Argentina, ela ganha o nome de Criolla Chica e no Chile, País. Considerada a variedade mais antiga da América do Sul, a País vem ganhando destaque nas mãos de uma nova geração de produtores, como foi relatado em uma reportagem na edição de outubro da revista Decanter.
A matéria trata do revival dessa uva principalmente no Chile, na região do Maule, onde podem ser encontradas videiras centenárias, plantadas antes das variedades francesas.
Entre os produtores destacados no artigo está Derek Mossman, da vinícola chilena Garage Wine. “A País é uma grande uva para cultivar, mas não um vinho tão fácil de elaborar na adega”, declarou ele.
O vinho produzido por ele no Maule traz no rótulo 215 BC (Before Cabernet), pois existia uma vinícola produzindo vinhos de País no Maule em 1548. A Cabernet Sauvignon foi documentada pela primeira vez em 1763, próximo a Bordeaux. A diferença entre estes dois fatos é de 215 anos. Frutado, com notas terrosas e agradável frescor, o Garage Wine País Single Ferment Series 2017 é um vinho surpreendente, que pode ser servido levemente refrescado.
Deixe um comentário