Produzido em Santorini, Grécia, com uvas de vinhedos orgânicos, o Estate Argyros Vinsanto First Release 2015 dividiu a categoria de “Best in Show” com um vinho doce austríaco, ambos com 97 pontos, no Decanter World Wine Awards 2023.
Esta safra, que chegou recentemente ao Brasil, foi assim descrita: “Os sabores são profundos, densos e bem alinhavados, com um equilíbrio fascinante – o açúcar extravagante (255 g/l) é compensado pela alta acidez da Assyrtiko… A sanilidade clássica de Santorini acrescenta uma camada adicional a essa experiência única”.
O Estate Argyros Vinsanto First Release 2015 é o mais jovem Vinsanto da Argyros, feito a partir de uma seleção rigorosa de vinhas de no mínimo 200 anos, especificamente destinadas a este estilo, com um corte de 80% Assyrtiko, 10% Athiri e 10% Aidani.
Antes de ser colocado no mercado, este Vinsanto passa três anos em tanques de concreto antigos, seguidos por mais quatro anos em barricas antigas de diferentes tipos. Complexo e longevo, pode ser apreciado sozinho, com sobremesas ou queijos de sabor intenso.
Sistema de cultivo em Santorini, principalmente para a nobre Assyrtiko
Sobre o Vinsanto e o Vin Santo
Além da diferença na grafia, o Vinsanto é elaborado com uvas brancas secas ao sol, ao contrário do Vin Santo da Toscana, Itália, em que as uvas são colocadas em locais cobertos, com grande ventilação, onde passam pelo processo de apassiamento ou secagem. O grego apresenta maior frescor, o que faz um contraponto perfeito com seu dulçor. O tempo mínimo de envelhecimento é de 24 meses, podendo chegar a 20 anos (os rótulos trazem a indicação do tempo de envelhecimento).
Deixe um comentário