Rótulos minimalistas para brancos e tintos complexos
A Altavins foi criada em 2001 por Joan Arrufí, com a filosofia de produzir vinhos finos com a mínima intervenção. A vinícola é reconhecida pela alta qualidade dos vinhos de Garnacha Blanca e tintos complexos de Garnacha Negra e Cariñena de vinhas antigas. O design dos rótulos traça um paralelo entre os vestígios arqueológicos das antigas civilizações dos impérios árabe, ibérico e romano.
Joan Arrufí produz vinhos com poucas intervenções
BRANCOS
• Altavins Almodí Petit Blanc 2021 – este corte de Garnacha Blanca, Chardonnay e Sauvignon Blanc resulta em um vinho jovem, fresco e agradável. Perfeito para peixes delicados, como o linguado, além de homus, queijos cremosos e castanhas salgadas.
• Altavins Ilercavònia 2021 – este 100% Garnacha Blanca é untuoso, longo e persistente, com um final floral e fresco. O nome é uma homenagem à “terra dos Ilercavones”, os ibéricos que viveram na região entre os séculos VI e I a.C. e que deram o nome à Terra Alta e às regiões vizinhas. Acompanha carnes brancas, risotos e outros pratos com arroz, além de aperitivos.
• Altavins Selecció Garnatxa Blanca 2018 – produzido com 100% Garnacha Blanca, é complexo, equilibrado, combinando o caráter cítrico com uma bela estrutura. Sirva com peixes no vapor, pratos com arroz negro, peixes gordos (como atum e robalo), carnes brancas e queijos maduros. A safra 2017 recebeu 97 pontos da Decanter World Wine Awards (97 pontos).
TINTOS
• Altavins Almodí Petit Negre 2021 – este corte de Garnacha Negra, Syrah, Merlot e Cariñena (Samsó em catalão) é frutado, macio e equilibrado. Perfeito com aves e outras carnes brancas.
• Altavins Almodí 2021 – elaborado com 100% Garnacha Peluda, é um vinho agradavelmente carnudo, com taninos macios. O final explode em aromas de frutas vermelhas em conserva. Acompanha carnes brancas e vermelhas, risotos e outros pratos com arroz, além de aperitivos.
• Altavins Tempus 2019 – este corte de Garnacha Negra, Syrah, Cariñena (Samsó em catalão) e Merlot resulta em um vinho prazeroso, suculento, com taninos agradáveis e frescor equilibrado, fazendo um bom contraponto com o álcool. Sirva com pratos picantes à base de carne e queijos maduros. Decantar antes de servir.
• Altavins Domus Pensi 2018 – combinando Garnacha Negra, Syrah, Cariñena (Samsó em catalão) e Merlot, tem entrada suave, com grande evolução, revelando os taninos doces, intensificados pelo álcool. Final longo, que lembra geleia de cereja. Acompanha carnes cozidas e carnes de caça, queijos maduros e chocolates. Decantar antes de servir. Como não é filtrado, pode apresentar resíduos.
• Altavins Selecció Carinyena 2018 – com 100% Cariñena, é um vinho de alma mediterrânea, que presta homenagem à uma variedade profundamente enraizada nas tradições de Terra Alta. Um Cariñena genuíno e de muito caráter. Sirva com carnes vermelhas e de caça, pratos com cordeiro ou pato, além de queijos maduros e chocolates.
Deixe um comentário