Com os altos preços das terras nessa região, comprar uvas é uma alternativa para pequenos produtores, como Nicolas Potel, que vem de uma família tradicional de viticultores na Borgonha. “Seu pai foi Gérard Potel, o célebre enólogo do Domaine de la Pousse d’Or, fundado pelo avô de Nicolas, em 1964”, descreve o Master of Wine Charles Curtis, autor do artigo.
Nicolas Potel começou trabalhando com o pai, prestou consultoria para vários domaines e criou uma empresa com seu nome, que foi vendida. Em 2005, começou a comprar pequenos vinhedos e fundou o Domaine de Bellene. Em 2008, estabeleceu a Maison Roche de Bellene. “Hoje ele continua a expandir-se lentamente, produzindo vinhos elegantes e clássicos que merecem observação atenta”, relata a matéria.
Entre os vinhos de Nicolas Potel destacados estão:
- Domaine de Bellene Vieilles Vignes Savigny-lès-Beaune 2018 – 93 pontos. A safra disponível é 2017: aveludado, com frutuosidade marcante, elegância, ótima acidez e boa persistência no paladar.
- Maison Roche de Bellene Nuits-St-Georges Vieilles Vignes 2018 – 90 pontos. A safra disponível é 2016, um vinho mais marcado pela sua força que pela delicadeza, sem deixar de ser aromático, elegante, persistente e com grande potencial de guarda.
Para conhecer outros vinhos do produtor, acesse: Domaine de Bellene e Maison Roche de Bellene, no site da PREM1UM.
Deixe um comentário