A edição mais recente da revista Gula traz dois vinhos do Domaine Les Aurelles, renomado produtor biodinâmico do Languedoc, França. Visitamos este produtor em fevereiro de 2020 e ficamos impressionados com seus vinhos, elegantes e longevos.
O Domaine Les Aurelles Aurel Coteaux du Languedoc Blanc 2014 foi descrito na Gula da seguinte forma:
“ Feito 100% com Roussanne. Austero, com nuances minerais no nariz (pedra de isqueiro, pólvora) e um leve toque de pomelo. Na boca, é untuoso, texturado, classudo, amplo, multidimensional, com um final levemente salino. Um dos melhores brancos do sul da França chega ao mercado após bons anos de cave, o que o deixa ainda mais cheio de camadas. Sem dúvida, um vinho estratosférico e inesquecível, que até pode ser bebido agora, mas que ainda vai melhorar mais ao longo dos anos.” A recomendação de consumo é desde já até 2029.
O Domaine Les Aurelles Aurel Rouge AOC Pézenas Languedoc 2014 recebeu 94 pontos. Produzido com 85% Mourvèdre e 15% Grenache, é descrito como “um tinto extraclasse… elegante, com uma acidez firme e taninos finos. Um tinto côncavo e convexo ao mesmo tempo. Para guardar, uma das joias do Languedoc.”
Sobre o Domaine Les Aurelles (Biodinâmico)
O domaine foi fundado em 1995 por Basile Saint-Germain e sua esposa Caroline, na região de Pézenas. Desde o início, ele adotou a cultura orgânica, passando a biodinâmico em 2018. Perfeccionista, Basile Saint-Germain mantém seus vinhos por longos anos na adega antes da comercialização. Segundo o Guide des Vins Bettane + Desseauve (2020), o Solen, seu vinho de entrada, supera a maioria dos vinhos do Languedoc, enquanto o Aurel é o grande vinho. O Domaine les Aurelles é um dos três únicos produtores da região com três estrelas da Revue du Vin de France. Além dos vinhos citados, conheça ainda:
• Domaine les Aurelles Solen Rouge AOC Pézenas Languedoc 2013 – com 60% Carignan e 40% Grenache, é bastante expressivo, equilibrado, muito elegante, com taninos finos e ótimo frescor.
Deixe um comentário