A produção de vinhos dessa bela ilha do Mediterrâneo passou por mudanças bastante positivas nos últimos tempos. Hoje, a Sicília é a região que mais concentra produtores orgânicos na Itália, com vinhos que aliam ótima qualidade e preços atraentes. Um desses produtores é a Musìta, cujo nome é uma homenagem à colina onde está situada. A vinícola que pertence à família Ardagna, que conta com a ajuda do enólogo italiano Giorgio Flessati, da chilena Viña Falernia.
Além dos vinhos da linha Biologico, varietais de vinhedos orgânicos ideais para o dia a dia, são elaboradas as linhas Regieterre e Passocalcara, com vinhos expressivos, elegantes e longevos, que destacamos a seguir:
BRANCOS
• Musìta Regieterre Catarratto Sicilia DOC 2020 – um vinho delicioso, produzido com a variedade branca Catarratto, típica da Sicília. Com aromas cítricos, combinados com notas de especiarias, é um vinho marcante, com um longo final. Perfeito para acompanhar frutos do mar.
TINTOS
• Musìta Regieterre Nero d’Avola Sicilia DOC 2015 – com aromas de cerejas e de ameixas, é bastante equilibrado no paladar, revelando seu caráter frutado e madeira bem integrada. Um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas e pratos como cozidos.
• Musìta Regieterre Syrah Sicilia DOC 2015 – além das uvas locais, a variedade que mais se destaca na Sicília é a Syrah. Com aromas intensos e notas de especiarias, é um vinho encorpado, com taninos macios e ótima estrutura. Ideal para cordeiro e outras carnes vermelhas grelhadas, além de queijos maduros.
Foto de abertura: Benedetto Tarantino
Deixe um comentário