A categoria Gran Selezione foi introduzida 11 anos atrás na região do Chianti Classico. São vinhos produzidos com uvas de vinhedos únicos, de vinhas velhas, que têm uma elaboração mais longa do que os demais. Dentre os vinhos degustados dessa categoria por Michaela Morris, autora do artigo na revista Decanter, estão dois do Castello di Volpaia:

• Volpaia Coltassala Chianti Classico DOCG Gran Selezione 2022 – 95 pontos: “Concentrado, com acidez vibrante… O carvalho é bem equilibrado, com fruta profunda e estrutura. Taninos longos e suaves se estendem com finesse sedosa… Quase pronto, este é um exemplo brilhante do estilo refinado e elegante do Castello di Volpaia..”. A safra disponível é 2017.

• Volpaia Il Puro Casanova Chianti Classico DOCG Gran Selezione 2021 – 95 pontos: Puro, no caso, refere-se à Sangiovese “in purezza’, sendo Casanova o nome do vinhedo de 0,5 hectare. “Elegante na fluidez, com taninos fantasticamente refinados e acidez penetrante…”. A safra disponível é 2015.

Sobre o Castello di Volpaia – Orgânico
Localizado em Radda in Chianti, na região do Chianti Classico, o Castello di Volpaia é famoso não só pela qualidade excelente de seus vinhos, mas pela beleza das suas instalações, uma vila medieval cuidadosamente preservada. A propriedade pertence à família Stianti Mascheroni desde 1960 e quem comanda a vinícola é Federica Stianti Mascheroni, que conta com o enólogo consultor Riccardo Cotarella. São produzidos três crus: Coltassala, Il Puro e Balifico. O Castello di Volpaia está entre os produtores de destaque de Chianti Classico no guia de Hugh Johnson 2025, onde figura com duas a três estrelas.





Deixe um comentário