× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES ONDE ENCONTRAR NOTÍCIAS FALE CONOSCO

França > Sudoeste > Domaine Berthoumieu Domaine Berthoumieu Pierre de Grès AOP Pacherenc du Vic Bilh Sec 2017
Sudoeste,
França
Domaine Berthoumieu Pierre de Grès AOP Pacherenc du Vic Bilh Sec 2017 Branco
Uvas 50% Gros Manseng, 25% Petit Manseng e 25% Petit Corbu
CARACTERÍSTICAS Corpo Médio Guardar ou Beber Madeira Moderada
Domaine Berthoumieu Pierre de Grès AOP Pacherenc du Vic Bilh Sec 2017 Branco
País França
Região Sudoeste
DADOS TÉCNICOS
Teor ALCOÓLICO 14,5 %
Açúcar 1,2 g/l
Acidez 8,9 g/l
PH 2,91
Degustação A AOC Madiran é conhecida pelos vinhos tintos de Tannat. Os brancos são produzidos na AOP Pacherenc du Vic Bilh, com as uvas Gros Manseng, Petit Manseng e Petit Corbu, que combinadas geram vinhos frescos com notas cítricas, com um longo e agradável final.
Terroir A denominação fica em uma curva do rio Adour e os vinhedos se estendem por três encostas paralelas voltadas para o norte-sul. Este rio atinge o oceano em Bayonne, formando uma barreira geológica porque, além do norte, não há mais solos "férteis" da erosão dos Pirineus, mas sim solos arenosos e calcários. O microclima é quente, com influência oceânica significativa.
Elaboração As uvas são colhidas manualmente. Maceração pré-fermentação, seguida de prensagem suave e lenta. A fermentação é feita em tanques de inox, com controle de temperatura, e em barricas. Não é feita fermentação malolática. As borras finas são revolvidas durante a maturação do vinho. Engarrafamento após 10 meses.
HARMONIZAÇÃO Ótimo como aperitivo e para acompanhar peixes defumados, crustáceos e frutos do mar, escargots, peixes com molhos cremosos, fondue de queijo e queijos de cabra maduros. Sirva a 12 °C.
QUANDO BEBER Potencial de guarda de 8 anos.
OUTROS VINHOS DESSE PRODUTOR