As uvas tintas mais famosas da região são a Primitivo e a Negroamaro, que geram vinhos frutados, suculentos e muito gastronômicos. A PREM1UM traz para o Brasil os vinhos da Paololeo, vinícola localizada em San Donaci, no coração da DOC Salice Salentino. Alguns de seus tintos, como Passo del Cardinale e Orfeo Negroamaro, obtiveram várias vezes o “Tre Bicchieri” do Gambero Rosso.
Confira a relação de tintos disponíveis no Brasil:

• Paololeo Primitivo Puglia IGP 2024 – com taninos macios, tem corpo médio, bom frescor e final frutado. Acompanha carnes curadas, queijos maduros, além de massas, carnes vermelhas e aves.
• Paololeo Negoamaro Puglia IGP 2022 – frutado, com notas de especiarias, é suculento, com boa estrutura. Sirva com massas, carnes assadas e cogumelos. Vai bem ainda com queijos meio maduros e carnes curadas, além de pizzas.

• Paololeo Agricolo Primitivo Salento IGP Biologico (safras 2021 e 2022) – de produção orgânica, é frutado, com taninos macios e bom corpo. Ótimo com massas de molho vermelho, carnes vermelhas e de caça, além de queijos maduros, cogumelos grelhados e vegetais.
• Paololeo Terreno Negroamaro Salento IGT Biologico 2021 – de produção orgânica, é encorpado, com taninos marcantes. Bem equilibrado, tem um final fresco e frutado. Sirva com massas, carnes assadas e itens da charcutaria.

• Paololeo Passo del Cardinale Primitivo di Manduria DOP 2022 – complexo, equilibrado, com taninos aveludados e ótimo frescor. Final frutado, longo, com notas de especiarias. “Tre Bicchieri” do Gambero Rosso 2024, sendo a quarta vez que este vinho recebe a premiação.
• Paololeo Salice Salentino DOC Riserva 2019 – encorpado, harmônico, com taninos sedosos e envolventes. Final persistente, delicioso e quente. Segundo o produtor, este vinho seria como um abraço em frente a uma lareira crepitante no inverno.

• Paololeo Orfeo Negroamaro Puglia IGP 2018 – encorpado, com taninos aveludados e frescor agradável. Final longo e persistente. Acompanha massa com molhos intensos, carnes vermelhas e de caça, além de embutidos.
• Paololeo Fiori di Vigna Primitivo Salento IGT 2019 – as uvas passam por uma ligeira passificação, o que as tornam mais concentradas, aumentando a intensidade aromática e a estrutura do vinho. Ótimo para massas, carnes vermelhas e de caças, além de cogumelos e queijos maduros.





Deixe um comentário