Vinhedos da Argyros, em Santorini, Grécia
Após ter visitado cerca de 20 vinícolas, Monica Lerner concluiu que Santorini produz vinhos brancos excelentes com a uva Assyrtiko, mas observa que a produção é bastante vulnerável, sobrevivendo por um fio e correndo sério risco de extinção.
Outro ponto interessante abordado por Lerner foi o caráter desses brancos provenientes de vinhas antigas, que recebem a influência dos solos vulcânicos e a salinidade marítima. Segundo ela, Santorini é exatamente “a sua minha praia”, com vinhos de grande frescor, que se enquadram num contexto cultural e culinário vibrante. “O equivalente mais próximo que me vem à mente é o Carricante, do Etna, na Itália, e esses vinhos são outros dos meus favoritos…”. Veja nossa newsletter Os vinhos do Etna.
Além dos brancos e tintos (poucos), o vinho mais precioso é o Vinsanto, vinho doce que tem um longo período de produção. Veja o texto sobre Vinsanto no site da Premium, na página da Estate Argyros. Monica Lerner comentou: “Existem muitos produtores excelentes de Vinsanto, mas devo destacar a Estate Argyros, que em breve irá lançar no mercado as safras 1974 (98 pontos) e 1947… (100 pontos)”.
Confira a seguir os vinhos da Estate Argyros disponíveis no Brasil:
• Estate Argyros Atlantis White 2022 – este é corte com predominância de Assyrtiko e pequenas proporções de Athiri e Aidani, é uma excelente introdução ao universo dos brancos da Argyros. Fresco e charmoso, é perfeito para acompanhar peixes e frutos do mar.
• Estate Argyros Assyrtiko 2020 – a essência de Santorini pelas lentes da Argyros, mostrando pureza e raça, sem excessos.
• Estate Argyros Cuvée Monsignori 2020 – esta cuvée é a visão da Argyros do que a Assyrtiko de Santorini pode ser. Um vinho longevo, que necessita de pelo menos quatro anos em garrafa para se revelar. 95 pontos Robert Parker.
• Estate Argyros Vinsanto First Release 2015 – 500 ml – o mais jovem Vinsanto da Argyros, demonstrando o que é juventude para um vinho como este, feito a partir de uma seleção rigorosa de vinhas de no mínimo 200 anos, especificamente destinadas a este estilo. Um vinho saboroso, com fruta em primeiro plano, complexo e delicioso. “Best in Show”, com 97 pontos, no Decanter World Wine Awards 2023 – o mais renomado concurso de vinhos do mundo.
Deixe um comentário