Pequenas produções em uma parte da Sicília com solos de origem vulcânica e clima mais frio do que no restante da ilha estão chamando a atenção de especialistas e consumidores em várias partes do mundo.
Um pouco desse sucesso pode até ser pelo fato de os vinhos serem procedentes de uma região próxima ao Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa (atinge mais de 3 mil metros). Mas a verdadeira razão é que os vinhos produzidos nessa região são minerais, frescos e muito elegantes (se você é fã de Pinot Noir e Nebbiolo vai adorar estes vinhos).
São cultivadas a uva branca Carricante e as tintas Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio.
Colheita da uva Carricante, a primeira a ser colhida
Visitamos a Monteleone no primeiro dia da colheita da uva Carricante, 16 de setembro, e reproduzimos algumas das imagens aqui.
Orlando Rodrigues e Giulia Monteleone
A Monteleone teve início em 2017, com o casal Giulia Monteleone, jornalista de vinhos e gastronomia, e Benedetto Alessandro, enólogo cuja família produz vinhos em outra parte da Sicília.
Orlando com Benedetto Alessandro, na igreja bizantina Cuba, bem próxima dos vinhedos
Segundo a Wine Advocate (Robert Parker), os vinhos da Monteleone mostram elegância e charme enormes, além de evocarem os arredores extremos do vulcão. Mesmo sendo uma vinícola jovem, quatro de seus vinhos já receberam “Tre Bicchieri” do Gambero Rosso.
Conheça os vinhos da Monteleone:
BRANCOS
• Monteleone Etna Bianco DOC 2022 – produzido com a uva Carricante, tem notas cítricas, é fresco, saboroso e muito equilibrado. “Tre Bicchieri” do Gambero Rosso 2024.
• Monteleone Anthemis Etna Bianco DOC 2021 – 100% Carricante, é mineral, com notas florais e de frutas, complexo e elegante.
TINTOS
• Monteleone Etna Rosso DOC 2020 – com Nerello Mascalese (predominante) e Nerello Cappuccio, é equilibrado, com taninos sedosos e bom frescor. Segundo a Wine Advocate (Robert Parker), há um sabor autêntico do Etna neste vinho. 92 pontos Robert Parker.
• Monteleone Qubba Etna Rosso DOC 2020 – com 90% Nerello Mascalese e 10% Nerello Cappuccio, é suculento, com pureza de fruta e taninos macios. O nome foi inspirado na igreja bizantina Cuba di Santa Domenica (a grafia foi mudada devido ao mercado americano). 93 pontos Robert Parker.
• Monteleone Rumex Etna Rosso DOC 2020 – 100% Nerello Mascalese das vinhas mais antigas da propriedade. Segundo o Gambero Rosso, um vinho simplesmente extraordinário pela nitidez e elegância. “Tre Bicchieri” do Gambero Rosso 2023 – 94 pontos Robert Parker.
Deixe um comentário