Chenin Blanc de Clos du Bourg
A sub-região de Vouvray, no Loire, França, foi um dos temas da edição de março da Revue du Vin de France. Segundo o artigo, “Nas margens do Loire, os vinhos da AOC, elaborados com a Chenin, revelam com finesse sua parcela de origem, seu ano de nascimento e a inspiração de seus autores”.
Toda a área de Vouvray é dedicada à Chenin Blanc, uva que se expressa por meio de uma paleta de estilos, de acordo com sua origem. Com ela, são produzidos espumantes, brancos secos, meio-secos e moelleux (doces).
O Domaine Huët, produtor biodinâmico citado na matéria e referência nessa denominação, produz vinhos distintos a partir de três parcelas: Le Haut-Lieu, Le Mont e Clos du Bourg.
Sarah Hwang, que dirige o domaine, comentou sobre as características de cada vinho, de acordo com a parcela: Le Haut-Lieu oferece os vinhos mais acessíveis e gourmands; Le Mont, os mais minerais, e Clos du Bourg, os mais poderosos, resultado das diferenças de solos de cada vinhedo.
Segundo o enólogo Benjamin Jovileau, em 2021 foram produzidos somente três vinhos secos de cada uma das parcelas, enquanto a safra 2022 permitiu a produção de 13 vinhos diferentes. “Os anos mais belos permitem colheitas longas”, o que se traduz em tempo necessário para conseguir a madurez adequada da uva para cada estilo de vinho.
Depois de um tempo sem conseguir importar os vinhos do Domaine Huët, recebemos os seguintes:
• Huët Vouvray Pétillant Brut NS – com perlage fino e elegante, é fresco e delicioso no paladar. Perfeito como aperitivo, faz boa parceria com ostras, tempurá de camarão, peixes crus marinados e pimentões recheados com queijo de cabra.
• Huët Vouvray Sec Le Haut-Lieu 2022 – os sabores cítricos, anunciando seu agradável frescor, tornam esse vinho já pronto para a mesa. Ideal para salada de crustáceos, aspargos verdes, carpaccio de vieira com cítricos e peixes nobres.
• Huët Vouvray Le Haut-Lieu Demi-Sec 2022 – um vinho delicado, com saborosas notas de fruta suculenta, ideal para pratos da cozinha asiática.
• Huët Vouvray Sec Clos du Bourg 2022 – delicioso, marcado por notas frutadas e cítricas, com um final puro. Acompanha frutos do mar, como polvo grelhado, além de pratos vegetarianos, como curry de legumes.
Para conhecer mais sobre o produtor e seus vinhos, acesse o link Domaine Huët
Deixe um comentário