O rosé vai muito bem com frutos do mar
Embora esteja mais associado aos aperitivos, o rosé é um excelente parceiro da mesa. Dos mais leves aos mais encorpados, podem acompanhar de entradas a pratos principais.
Entre as várias combinações com rosé estão frutos do mar, pratos vegetarianos, como verduras grelhadas, carnes curadas, carpaccio de carne ou de polvo, steak tartare e tartare de atum, aves e peixes, como o salmão, atum e a trilha. Conheça os nossos rosés!
FRANÇA
• Domaine Horgelus Côtes de Gascogne Rosé 2023 – do Sudoeste da França, combina 35% Merlot, 35% Tannat e 30% Cabernet Sauvignon. Com notas de morango e frutas cítricas, é um vinho sedutor e saboroso. Ótimo para acompanhar tapas e legumes grelhados.
• Castelmaure Le Rosé AOP Corbières 2020 – produzido no Languedoc com 61% Grenache Noir, 12% Syrah, 15% Carignan, 4% Cinsault e 3% Grenache Blanc, é muito saboroso, com um toque salino. Acompanha tapas à base de tomate com presunto cru e linguiça grelhada.
• Château Saint-Hilaire Tradition Coteaux d’Aix-en-Provence 2022 – este rosé da Provence é elaborado com 60% Grenache e 40% Syrah. Aromático, tem frescor agradável ancorado pelas notas frutadas. Sirva com carnes brancas, saladas, peixes e frutos do mar, além de aperitivos.
ITÁLIA
• Arenile Cerasuolo d’Abruzzo DOC 2021 – produzido em Abruzzo com uma seleção de uvas tintas da região, é um vinho de boa estrutura, frutado e muito agradável. Perfeito para acompanhar pratos picantes, além de itens da charcutaria.
PORTUGAL
• Quinta de Linhares Verde Rosé 2022 – da região dos Vinhos Verdes, este rosé é elaborado com a uva Espaldeiro (maioria), além de outras tintas. Frutado e suave, tem frescor agradável. Acompanha aperitivos, saladas e pratos com frutos do mar.
• Casa da Passarella A Descoberta Rosado 2022 – produzido no Dão com Touriga Nacional e Tinta Roriz, é equilibrado, fresco e vibrante, o que o torna um excelente parceiro da mesa. Versátil, acompanha aperitivos, saladas e grelhados com peixes e frutos do mar.
ARGENTINA
• Fabre Montmayou Malbec Rosé 2023 – de Mendoza, este rosé de Malbec é jovem e alegre, além de equilibrado e delicioso. Acompanhar muito bem aperitivos e entradas, como steak tartare e carpaccio de carne.
CHILE
• Quereu Rosé 2023 – produzido no Vale Central com 60% Cabernet Sauvignon e 40% Syrah, é suculento, com taninos muito suaves. De corpo médio, tem ótimo frescor. Pode acompanhar saladas, aves, salmão, queijos leves e pratos da cozinha thai.
• Falernia Rosé 2023 – produzido no Vale do Elqui com 85% Viognier e 15% Syrah, tem boa estrutura, combinando o caráter frutado e o mineral. Além de aperitivos, acompanha frutos do mar e massas com molhos não picantes.
Deixe um comentário