A newsletter da revista Decanter de 24 de janeiro fala sobre as tendências das bebidas que serão mais consumidas este ano.
Segundo o artigo, pét-nats, vinhos naturais e vinhos laranja, que tiveram um “boom” nos últimos anos, vão continuar fazendo algum barulho. Mercados emergentes de vinho, saquê e coquetéis com vinhos doces, além de espumantes, também estão entre os destaques. Orgânicos, biodinâmicos e vinhos de pequenos produtores continuarão crescendo.
Entre outras tendências mencionadas estão vinhos brancos de regiões de tintos, como a Sicília, tintos leves e menos alcoólicos, como Beaujolais e Rosso di Montalcino, e os rosés.
Bernard Chéreau e sua filha, Louise
O artigo cita ainda que “Muscadet do Loire de alta qualidade pode ser o novo Chablis…”, além de ser muito mais acessível do que os tradicionais vinhos da Borgonha. Entre os três produtores “top” citados, Chéreau Carré encabeça a lista.
Com algumas vinhas de mais de 100 anos, este produtor elabora vinhos sur lie, técnica antiga que agrega corpo e complexidade, mantendo o frescor. Seus Muscadets de longo envelhecimento, como o Le Clos, permanecem de 17 a mais de 30 meses sur lie e de dois a cinco anos em garrafa, antes de serem comercializados. Lembrando que Muscadet é o nome do vinho produzido com a uva branca Melon de Bourgogne.
• Chéreau Carré La Griffe Bernard Chéreau Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2022 – com frescor e aromas intensos e envolventes, é leve e agradável. Acompanha muito bem aperitivos, peixes e frutos do mar e queijos leves. Temos opção de meia garrafa.
• Chéreau Carré Le Clos du Château L’Oiselinière Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2014 – produzido somente em safras excepcionais, é um vinho profundo, elegante, mineral, com final longo e delicioso. Sirva com peixes, crustáceos, carnes brancas e queijos de cabra.
• Chéreau Carré Le Clos du Château L’Oiselinière La Haie Fouassière Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2016 – um cru de Muscadet de grande complexidade e elegância, com ótimo potencial de guarda. Acompanha peixes com molhos, carnes brancas, cogumelos com cremes e queijos.
Deixe um comentário