Orlando Rodrigues com Tiziana Ardagna e seu primo, Vito Amato: carga pronta
para ser despachada ao Brasil
Maior ilha do mar Mediterrâneo, a Sicília tem uma tradição de milhares de anos na produção de vinhos, oferecendo uma grande diversidade de terroirs, com características climáticas que favorecem a adoção da agricultura orgânica.
No outro lado da Sicília, com clima mais quente, são produzidos tintos generosos de Nero d’Avola e Syrah, enquanto os brancos produzidos com as uvas locais Grillo e Catarratto, são minerais, deliciosos e versáteis.
Visitamos a Musìta, em Salemi (cerca de 1h30 de Palermo), e ficamos impressionados com os cuidados na elaboração dos vinhos. A vinícola, que pertence à família Ardagna, ocupa um antigo borgo, onde estão instaladas as áreas de produção.
Musìta era como os árabes chamavam a colina onde se encontra a vinícola, que no passado abrigava uma mesquita.
Uma das salas de barricas da Musìta
Conheça alguns os vinhos que estão no Brasil, da linha Organicus, monovarietais que exprimem o espírito do Mediterrâneo.
BRANCOS
• Musìta Catarratto Organicus DOC Sicilia 2021 – aromas cítricos, que se confirmam no paladar, reforçando o frescor. Final macio, persistente e mineral. Ótimo com frutos do mar.
• Musìta Grillo Organicus DOC Sicilia 2021 – com delicado caráter aromático, remetendo a notas cítricas e florais, é um vinho vivaz, com boa complexidade e um final macio e agradável. Sirva com pratos leves e aperitivos.
TINTOS
• Musìta Nero d’Avola Organicus DOC Sicilia 2021 – com aromas de cerejas e ameixas, é um vinho equilibrado e muito agradável. Ideal para carnes grelhadas.
• Musìta Syrah Organicus DOC Sicilia 2022 – aromas frutados se mesclam com notas de especiarias neste vinho elegante e de boa estrutura. Acompanha pratos com cordeiro e carnes de caça.
Deixe um comentário