Paulo Nunes e seu projeto próprio, a Quinta da Perdonda
O premiado enólogo Paulo Nunes, grande conhecedor da região do Dão, iniciou o projeto da Quinta da Perdonda, cujo nome significa “lugar da pedra redonda”, em 2017. São produzidos dois brancos e dois tintos, com um amplo conjunto de uvas do Dão, seguindo a abordagem clássica em termos de vinificação, com o respeito pela fruta, a fim de mostrar todo o potencial da vinha. Conheça cada um deles!
• Quinta da Perdonda Dão DOC Talhões Branco 2021 – produzido com conjunto de uvas do Dão (Barcelo, Bical, Fernão Pires, Uva-Cão, entre outras), apresenta aromas cítricos e de feno. Um vinho texturado, que revela o tempo que passou nas borras (18 meses em cubas de concreto). A acidez crocante mostra a sua origem, com a Serra da Estrela e o Dão muito presentes.
• Quinta da Perdonda Dão DOC Branco da Estrela 2020 – elaborado com uvas dos cinco talhões que compõem o vinhedo, é um “field blend” das castas tradicionais do Dão. Apresenta notas cítricas, com um toque de pêssego e de especiarias, além do granito, que confere o lado mineral. Na boca, é untuoso, mas sem perder o frescor. Um vinho com grande capacidade de guarda.
• Quinta da Perdonda Dão DOC Talhões 2018 – produzido com um conjunto de uvas do Dão (Baga, Jaen, Tinta Amarela, Bastardo, entre outras), em que a Baga é mais imperativa, apresenta notas de cereja, de morango e toques de canela e de balsâmico. Um perfil clássico do Dão, extremamente elegante.
• Quinta da Perdonda Dão DOC 1° Talhão (1948) 2018 – este vinho é elaborado com uvas de um único talhão, de vinhas plantadas em 1948, à maior altitude. Exótico, com notas cítricas e de floresta (refletindo a floresta que circunda as vinhas), tem taninos muito presentes. Segundo Paulo Nunes, é um vinho de camadas, com texturas e volumes, revelando toda a elegância de sua origem, criando um equilíbrio perfeito com essas camadas. Um vinho que tem todas as características do ele classifica como um Dão. Quinto lugar na top ten list da Essência do Vinho, de Portugal (Revista de Vinhos), com os melhores de 2023, e prêmio Excelência da mesma publicação.
Deixe um comentário