Influência marítima e da neblina matinal característica do Elqui
As uvas são provenientes do vinhedo Titón, que recebe a influência marítima (o vinhedo fica a 18 km do Oceano Pacífico) e se beneficia ainda da neblina matinal característica do Vale do Elqui, o que garante um clima ameno. Essas condições são ideais para o cultivo de uvas brancas, como Chardonnay e Sauvignon Blanc, e tintas como a Pinot Noir.
O Falernia Chardonnay Gran Reserva Titón Single Vineyard 2022 é um vinho complexo, resultado do período de 10 meses que permanece em contato com as borras finas. Com boa estrutura e equilíbrio, tem frescor agradável e longo final. Ótimo para acompanhar massas de estilo mediterrâneo, além de peixes, frutos do mar e carnes brancas.
Giorgio Flessati, enólogo e sócio-fundador da Viña Falernia
Sobre a Viña Falernia
O italiano Aldo Olivier, residente no vale do Elqui desde 1951 e produtor de frutas e uvas para a produção de pisco, fundou a Viña Falernia em 1998, com seu primo Giorgio Flessati, enólogo italiano. Implantaram vinhedos em diferentes terroirs, que fossem os mais favoráveis para cada variedade. Seus Syrahs, ao estilo do Rhône, são famosos e os Carménères são best-sellers, além do Pinot Noir de grande elegância (tanto o Reserva quanto o Single Vineyard). Os brancos são excelentes, com destaque para o Pedro Ximénez, seco, mineral e com bastante frescor. Duas estrelas no guia Hugh Johnson 2024.
Deixe um comentário