A PREM1UM WINES acaba de incorporar ao seu portfólio os vinhos da Paso a Paso, projeto criado em 2008 pelos amigos Norberto Páez e Sebástian Bisole, engenheiros agrônomos e enólogos, que se inspiraram em técnicas ancestrais para elaborar seus vinhos.
Partindo de um trabalho de pesquisa, que teve início na universidade, os dois começaram a trabalhar com variedades nativas da Argentina, como as Criollas. Este assunto, aliás, foi abordado por James Suckling em um artigo recente intitulado “Criollas artesanais, a nova versão argentina de uma uva nativa”.
Norberto Páez e Sebástian Bisole enólogos e sócios da Paso a Paso
A família Criolla inclui variedades como Cereza, Criolla Grande Sanjuanina, Torrontés Riojano, Torrontés Sanjuanino e Pedro Giménez, entre outras. Segundo James Suckling, a cor delicada, os taninos tímidos, o teor alcoólico baixo e a acidez natural (no caso das uvas cultivadas em altas altitudes), que fizeram com que essa variedade caísse em desuso, são exatamente as características que garantem o seu sucesso hoje.
A Paso a Paso produz quatro linhas de vinhos:
– LAS CRIOLLAS DE DON GRACIANO: cujos rótulos prestam homenagem ao produtor que cultiva as uvas, reunindo vinhos leves, frescos, muito aromáticos (com exceção do Clarete), ideais para se beber refrescados na praia ou na piscina.
– VINOS DE GARAGE: elaborados com uvas de diferentes terroirs, com tintos clássicos como Malbec, Bonarda e Cabernet Franc, além do vinho laranja.
– LOS ABANDONADOS: que refletem um trabalho junto a produtores que têm vinhedos abandonados, sem intervenção, que compõem a linha de vinhos premium.
– EXTREMOS: que faz referência aos pontos cardeais da Argentina.
Conheça alguns de seus rótulos:
BRANCOS
• Paso a Paso Las Criollas de Don Graciano Blanco 2024 – este corte de 50% Criolla Grande, 25% Moscatel Rosado, 12% Torrontés Sanjuanino, 13% Pedro Giménez resulta em um vinho bastante aromático, com características muito particulares.
• Paso a Paso Los Abandonados Sémillon 2022 – rico e elegante, resultado do terroir (vinhedos sem intervenção) e do processo de produção, como o mix de barricas de carvalho francês e de acácia portuguesa, que confere a cor dourada e a complexidade aromática e gustativa. Deve evoluir muito bem com o passar do tempo.
LARANJA
• Paso a Paso Vino de Garage Skin Contact 2024 – este corte de 40% Moscatel Rosado, 30% Torrontés Riojano e 30% Pedro Giménez, que permanece 180 dias em maceração com as cascas, resulta em um vinho muito especial, com complexidade aromática (herbáceo, especiarias, fruta) e gustativa.
ROSÉ E CLARETE
• Paso a Paso Las Criollas de Don Graciano Rosé 2024 – elaborado com 50% Criolla Grande, 25% Moscatel Rosado, 15% Pedro Giménez, 8% Torrontés Sanjuanino, 2% Bonarda, é um rosé aromático, frutado e muito agradável.
• Paso a Paso Las Criollas de Don Graciano Clarete 2024 – produzido com 50% Criolla Grande, 25% Moscatel Rosado, 15% Pedro Giménez, 10% Torrontés, tem um perfil de um tinto, de cor clara, de corpo mais leve e não muito aromático.
TINTOS
• Paso a Paso Las Criollas de Don Graciano Tinto Maceración Carbónica 2024 – este corte de Criolla Grande, Cereza e Moscatel inclui ainda cerca de 5% de Tempranillo. Com aromas de frutas vermelhas, além das notas típicas de maceração carbônica (como no Beaujolais), tem corpo leve para médio. Um vinho gostoso e fresco.
• Paso a Paso Vino de Garage Bonarda 2024 – produzido com Bonarda cultivada a 1.100 metros de altitude, em clima desértico. Um vinho de corpo médio, sem a presença de madeira, com bom frescor.
• Paso a Paso Norte Extremo Cabernet Sauvignon 2022 – produzido em Cafayate, Salta, este vinho recebe ainda 5% de Tannat. Um Cabernet de altitude (1.950 metros), cujas uvas se beneficiam do clima fresco e das muitas horas de insolação. Com aromas de folhas de tomate e outras notas frescas, é muito elegante, equilibrado e com bom frescor.
Deixe um comentário