Delgado Zuleta: vinhos clássicos nos diferentes estilos de Jerez
A edição de junho da Foods and Wines from Spain trouxe uma matéria sobre Manzanilla, um vinho fortificado muito especial produzido com a uva Palomino exclusivamente em Sanlúcar de Barrameda, na província de Cádiz, Andaluzia, cujo clima e solo criam as condições perfeitas para a sua produção.
Guardamos esta matéria para a Semana Internacional do Jerez, celebrada de 4 a 9 de novembro, para que você conheça este e outros estilos de Jerez. Além disso, vamos dar um desconto de 13% para consumidores finais (promoção válida de 31/10 a 11/11).
O Manzanilla é seco, fresco e levemente salino no paladar, além de ser delicado, quando comparado com outros estilos de Jerez. “Manzanilla é um vinho versátil e suas notas salinas e frescas combinam perfeitamente com uma grande variedade de pratos”, relata o artigo.
O Jerez é o vinho ideal para os aperitivos
Entre as sugestões de harmonização estão: queijos, jamón ibérico, camarões, paella e polvo à galega, além de ceviche e pratos da cozinha asiática.
A PREM1UM WINES importa uma ampla gama da Delgado Zuleta, a vinícola mais antiga na região de Jerez e a segunda mais antiga da Espanha. Um dos ícones da Delgado Zuleta é o Manzanilla La Goya, elaborado desde sua fundação.
Além de três estilos de Manzanilla, confira outros vinhos de Jerez da Delgado Zuleta:
SECOS
• Delgado Zuleta Fino – delicado, é fresco, suave e seco no paladar. Sirva bem gelado com aperitivos, como azeitonas, castanhas e queijos, além de pratos com frutos do mar, ostras cruas e salmão defumado.
• Delgado Zuleta Oloroso – de cor âmbar cristalina, revela aromas complexos e notas de nozes e avelãs. Na boca é seco, macio e equilibrado, com um final longo e persistente.
• Delgado Zuleta Manzanilla La Goya – leve, seco e suave, tem final persistente e untuoso. Acompanha peixes e frutos do mar, especialmente mariscos e peixes fritos. Perfeito para aperitivos como as tapas espanholas. (também em garrafa de 375 ml)
• Delgado Zuleta Oloroso Monteagudo – de cor âmbar cristalina, é seco, macio, delicioso e equilibrado, com um final longo e persistente. Excelente com pratos como rabada e bochecha de boi, além de queijos curados.
• Delgado Zuleta Manzanilla Entusiástico Orgânico – pioneiro na região na categoria orgânico, apresenta notas cítricas que revelam o seu frescor.
• Delgado Zuleta Amontillado Monteagudo – de cor âmbar cristalina, é muito seco e complexo, destacando sua amplitude e persistência. Ideal para algumas harmonizações difíceis, como alcachofras, defumados e escabeches, além de sopas.
• Delgado Zuleta Palo Cortado Monteagudo – de cor âmbar cristalina, é um pouco mais suave que o Amontillado, mas não tão suave quanto um Oloroso. Perfeito para meditação solitária, com ou sem charuto, e conversas animadas entre amigos.
• Delgado Zuleta La Goya XL Manzanilla en Rama Reposada 500 ml – de produção limitada, é saboroso, com notas marinhas, de azeitonas e de frutas secas. Perfeito com jamón ibérico, lagostins ou camarões, ou apenas com amêndoas para aproveitar as virtudes do vinho.
DOCE
• Delgado Zuleta Pedro Ximénez Monteagudo 375 ml – de cor escura e brilhante, tem excelente equilíbrio entre doçura e frescor, o que confere ao vinho um grande volume e persistência. Costuma-se dizer que o Pedro Ximénez não é um vinho para a sobremesa, mas é a própria sobremesa.
Deixe um comentário