Assunto recorrente na La Revue du Vin de France, o Languedoc é uma região a ser explorada pela diversidade e qualidade excelente de vinhos que oferece, muitos deles de preços mais acessíveis quando se trata de França.
Muitos produtores dessa região são orgânicos e biodinâmicos e outros estão em fase de conversão. A seguir, algumas sugestões para você incrementar sua adega com os surpreendentes vinhos do Languedoc.
CAVE D’EMBRES ET CASTELMAURE
Fundada em 1921 em Corbières, a Cave d’Embres et Castelmaure é considerada uma das melhores cooperativas da França, sendo destacada no guia Hugh Johnson 2025.
• Castelmaure Le Blanc AOP Corbières 2020 – um vinho gastronômico, com final frutado e fresco, ideal para acompanhar aperitivos, saladas, queijo de cabra e frutos do mar.
• Castelmaure Le Rosé AOP Corbières 2020 – aromático, com notas cítricas, é equilibrado e saboroso, com um toque salino. Prove com aperitivos, presunto cru ou linguiça grelhada.
• Castelmaure Le Rouge AOP Corbières 2021 – com aromas de frutas negras e notas de especiarias, é macio e frutado, com um final fresco agradável. Ótimo com cassoulet, carnes grelhadas e costelinha de porco.
DOMAINE D’AUPILHAC – Biodinâmico
O domaine foi criado em 1989 pelo enólogo Sylvain Fadat e sua esposa, Désirée, em Montpeyroux. Fadat é citado como pioneiro em Montpeyroux pelo guia Hugh Johnson 2025, onde seu domaine figura com três estrelas.
• Domaine d’Aupilhac Blanc Cuvée Aupilhac AOC Languedoc 2019 – com aromas florais e cítricos, é um vinho concentrado, suculento e frutado. Acompanha peixes com molhos e carnes brancas.
• Domaine d’Aupilhac Lou Maset Rouge Cuvée Aupilhac AOC Languedoc 2021 – frutado, macio e suculento, é um vinho sedutor. Acompanha itens da charcutaria, carnes brancas, cordeiro e grelhados.
DOMAINE FLO BUSCH – Biodinâmico
O domaine foi criado em 2018 pelo casal Florian Busch, filho do renomado produtor alemão Clemens Busch, e a francesa Paola Ponsich, em Montpeyroux, na AOC Terrasses du Larzac.
• Domaine Flo Busch Lou Bragalou 2020 – com aromas de frutas brancas, tem frescor agradável e boa estrutura no paladar. Acompanha peixes grelhados e aves.
• Domaine Flo Busch Heureux qui Comme 2019 – com taninos suaves, tem boa estrutura e concentração, com um final fresco bastante equilibrado. Perfeito para carnes e aves de sabor intenso.
DOMAINE LES AURELLES – Biodinâmico
O domaine foi fundado em 1995 por Basile Saint-Germain e sua esposa, Caroline, na região de Pézenas. Seus vinhos de grande caráter são produzidos sem pressa e se beneficiam com os anos de guarda.
• Domaine Les Aurelles Aurel Blanc AOC Côteaux de Languedoc 2014 – segundo La Revue du Vin de France, este “é um dos grandes vinhos do Sul da França”. 18 pontos (de 20) – Bettane & Desseauve.
• Domaine Les Aurelles Sólen Rouge Pézenas Languedoc 2013 – bastante expressivo, é equilibrado, muito elegante, com taninos finos e ótimo frescor.
Deixe um comentário