Orlando Rodrigues com Enzo Brezza, quarta geração da família de viticultores
O Piemonte, no norte da Itália, é a região de excelência da uva tinta Nebbiolo, que dá origem a dois grandes vinhos italianos: Barbaresco e Barolo.
Ficamos hospedados no hotel da Brezza (eles possuem também um restaurante), em Barolo, com uma bela vista dos vinhedos e do Castello di Barolo. Visitamos também a Socré, em Barbaresco, que será assunto da nossa próxima newsletter.
Enzo Brezza nos mostrou as instalações da vinícola, que combinam partes originais datadas de 1885 com instalações modernas de inox, além de tanques de concreto. Além disso, conhecemos os vinhedos de onde provêem vinhos como o Barolo Cannubi e o Sarmassa, dois importantes crus de Barolo.
Orlando e Enzo, em Barolo: uvas quase prontas para a colheita
Nos vinhedos, é adotada a agricultura orgânica. Na produção, o estilo é clássico, resultando em vinhos elegantes, gastronômicos e longevos.
Conheça alguns dos vinhos da Brezza:
• Brezza Dolcetto d’Alba DOC 2022 – o Dolcetto é o vinho do cotidiano que melhor conseguiu enraizar-se no coração dos piemonteses, por ser bastante gastronômico. Acompanha itens da salumeria, pizzas, massas e carnes.
• Brezza Barbera d’Alba DOC Superiore 2020 – um dos vinhos favoritos dos italianos, tem ótima estrutura e grande capacidade de envelhecimento. Ótimo com massas, pizzas e aves.
• Brezza Nebbiolo d’Alba DOC Vigna Santa Rosalia 2021 – com aromas frutados, é um vinho de corpo médio, bastante agradável, para ser bebido jovem. Acompanha massas e carnes.
• Brezza Barolo DOCG 2019 – este é um Barolo que sempre foi produzido pela família, mesmo depois que começou a separação por vinhedos únicos. Um vinho mais pronto, que pode ser apreciado em sua juventude, com toda a sua expressão aromática e elegância.
• Brezza Barolo DOCG Sarmassa 2019 – segundo a revista Decanter, “o Sarmassa 2019 é um dos Barolos mais elegantes da safra, senão o mais elegante”. 97 pontos
Para conhecer mais sobre o produtor e seus outros vinhos, acesse o site da PREM1UM WINES.
Deixe um comentário