Vinhedos da Ata Rangi, vinícola que teve um de seus Chardonnays com 96 pontos
Segundo Emma Jenkins (MW), autora do artigo, o Chardonnay da Nova Zelândia nunca esteve tão bom, ganhando reconhecimento constante por seu equilíbrio entre pureza de fruta, acidez brilhante e complexidade sedosa. “Quando se trata de vinho branco, o Sauvignon Blanc é o cartão de visita da Nova Zelândia. Mas o Chardonnay prospera no clima frio do país, com vinhos top que oferecem qualidade excepcional a preços acessíveis [comparados com Borgonha]”, resumiu.
De acordo com o relatório anual de 2024 da New Zealand Winegrowers, em termos de produção a Chardonnay responde apenas por 9% da área de vinhedos, enquanto a Sauvignon Blanc domina com 80%, o que justifica a dificuldade que temos em conseguir Chardonnays de alguns produtores.
Dentre os 12 vinhos recomendados está o Ata Rangi Masters Chardonnay 2022, com 96 pontos. Este vinho não está disponível no Brasil, mas vamos receber em alguns meses um Chardonnay deste produtor (veja abaixo).
Confira a seguir a seleção de Chardonnays da Nova Zelândia que a PREM1UM WINES tem em seu portfólio.
MARLBOROUGH, ILHA SUL
• Hunter’s Chardonnay 2020 – de corpo médio, é um vinho suculento e rico, com bom equilíbrio entre as notas de baunilha provenientes da madeira e o caráter frutado. A safra 2020 foi considerada excepcional.
HAWKE’S BAY, ILHA NORTE
• Brookfields Bergman Chardonnay 2023 – generoso no paladar, este belíssimo Chardonnay pode ser desfrutado em sua juventude ou guardado por mais alguns anos. Sirva com aves, como frango cozido com mostarda, além de massas com molhos cremosos e queijos maduros.
• Trinity Hill Hawke’s Bay Chardonnay 2021 – um vinho suculento e untuoso, resultado do período que fica sobre as borras finas, que combina riqueza e finesse, podendo ser desfrutado sozinho ou com as refeições.
• Clearview Coastal Chardonnay 2021 – complexo e com ótimo frescor, este vinho combina o caráter frutado e o mineral. Saboroso e versátil para a gastronomia, acompanha aperitivos, peixes e frutos do mar, saladas e queijos.
• Clearview Chardonnay Reserve 2014 – potente e vibrante, com caráter frutado e amadeirado, além de notas sutis de tostados pelos anos de garrafa. Um vinho conplexo, que acompanha muito bem frutos do mar com molhos ricos.
MARTINBOROUGH, ILHA NORTE
• Ata Rangi Potiki Chardonnay 2023 – Potiki, que significa “o último a nascer” em Maori, é um blend de uvas de vinhedos recentes e de outras parcelas mais consolidadas. Um vinho notável, com aromas expressivos e complexidade no paladar, que deve chegar ao Brasil em alguns meses.
Deixe um comentário