SAFRA
2015
UVAS
90% Cabernet Sauvignon, 5% Merlot e 5% Carignan
CARACTERÍSTICAS
Encorpado.
Guardar ou Beber.
Boa presença de madeira.
|
PAÍS
Chile
REGIÃO
Vale Central
PRODUTOR
Viña Casa Rivas
TEOR ALCOÓLICO
13,7%
AÇÚCAR
1,44 g/l
|
ACIDEZ
5,54 g/l
|
PH
3,56
|
DEGUSTAÇÃO
Cor rubi intenso. Aromas de frutas vermelhas e negras, muito bem entrelaçados com notas de café, chocolate, caramelo e especiarias. Na boca, é elegante e bem estruturado, com final longo e prazeroso.
TERROIR
Com um clima mediterrâneo, María Pinto situa-se na cordilheira costeira, onde a influência do Oceano Pacífico traz brisas frescas que moderam as temperaturas altas nas tardes de verão. Os solos são ricos em quartzo, com fertilidade muito baixa e escassa matéria orgânica. São argilo-arenosos, com boa drenagem e favorecem o desenvolvimento das raízes. Rendimento dos vinhedos: 8-10 ton/ha.
ELABORAÇÃO
As uvas foram colhidas manualmente, em seu melhor ponto de maturação. Maceração pré-fermentação durante 4 dias. A fermentação ocorreu a temperaturas entre 26-30 °C. O vinho permaneceu durante 14 meses em barricas de carvalho francês e americano de primeiro e de segundo usos.
HARMONIZAÇÃO
Carnes vermelhas assadas ou com molhos, cordeiro, carnes de caça, presunto cru, pato e coelho. Sirva entre 16 18 ºC.
QUANDO BEBER
O Cabernet Sauvignon Reserva Casa Rivas, que acompanhamos desde 1997, tem se caracterizado por boa evolução, atingindo seu melhor patamar com cerca de 5 anos. Entretanto, pode ser consumido após 3 anos, já macio e integrado.
|