Rhône (Sul), França
www.chateau-or-et-gueules.com
PROPRIETÁRIO
Diane de Puymorin
Château d`Or et de Gueules - Orgânico foi fundada em 1998.
Situado nas proximidades da região de Camargue, perto de Saint-Gilles, o Château d`Or et de Gueules está sob o comando de Diane de Puymorin e do seu marido, Mathieu Chatain. Desde 1998, quando a propriedade foi adquirida, foram replantados vinhedos, mantendo os melhores, a vinícola foi reequipada e novos rótulos foram lançados. Os produtores adotam a agricultura orgânica e a vinificação com poucas intervenções, tendo alcançado uma posição de alto prestígio na denominação Costières de Nîmes. Suas cuvées de prestígio - La Bolida (Mourvèdre), Castel Noù (Grenache de vinhas muito velhas) e Qu`es aQuo (Carignan de vinhas de mais de 80 anos) têm altas pontuações de Robert Parker.
O Château d`Or et de Gueules foi adquirido em 1998 por Diane de Puymorin, que com afinco e talento a tornou uma das mais prestigiosas da denominação Costières de Nîmes. Esta região experimentou nos últimos anos considerável aumento de prestígio devido à dedicação de uma nova leva de produtores, como Diane, que estão moldando seu promissor futuro.
A propriedade de 50 ha encontra-se nas proximidades da região de Camargue e no vinhedo, bastante pedregoso, são plantadas as seguintes variedades: Syrah, Grenache, Carignan (vinhas velhas), Mourvèdre e Cinsault (tintas) e Chardonnay, Grenache Blanc, Roussanne e Rolle (brancas). Toda a gama de vinhos é excelente: La Bolida é um Mourvèdre frutado, concentrado e de grande estrutura, e o Syrah pode ser considerado um `Borgonha` do Rhône, pela delicadeza e aroma envolvente.
A propriedade está inserida no vale do rio Rhône, com encostas ricas em pedras vermelhas arredondadas, as `galets`, que armazenam calor durante o dia e ajudam a equilibrar a temperatura à noite. Partindo do princípio de que grandes vinhos só podem vir de grandes uvas, Diane pauta seu trabalho pelo respeito ao terroir. Não utliza nenhum inseticida, elabora culturas complementares entre as parreiras, utiliza somente tratamentos à base de produtos com certificação biológica, realiza controles sanitários constantes nos vinhedos para reduzir os tratamentos, recusa-se a utilizar plásticos agrícolas na plantação de novos vinhedos, conduz os vinhedos exclusivamente com estacas de madeira, privilegia os aditivos orgânicos naturais como esterco de cavalo, compostagem e cinzas vegetais e otimiza o crédito de carbono com a produção de energia por painéis solares.
Diane de Puymorin e o marido, Mathieu, proprietários do Château d`Or et de Gueules
Fachada do edifício histórico do Château d`Or et de Gueules
Sala de barricas do Château d`Or et de Gueules
TINTO
Domaine De La Petite Cassagne Costières de Nîmes 2015
Château d`Or et de Gueules Costières de Nîmes 2013
Château d`Or et de Gueules Les Cimels Costières de Nîmes 2014
Château d`Or et de Gueules Trassegum Costières de Nîmes 2011
Château d`Or et de Gueules Qu`es aQuo Costières de Nîmes 2010
Château d`Or et de Gueules Castel Noù Costières de Nîmes 2009
Château d`Or et de Gueules La Bolida Costières de Nîmes 2015
BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000
Beba com Responsabilidade