MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

GRANDES PAGOS GALLEGOS/QUINTA COUSELO

Pais Galícia, Espanha
Site http://grandespagosgallegos.com/

PROPRIETÁRIO
Grandes Pagos Gallegos

ENÓLOGO
José Manuel Martínez Juste

A VINÍCOLA

Localizada no vale de O Rosal, sub-região de Rías Baixas, na Galícia, a Quinta de Couselo pertence, desde 2013, ao grupo vitivinícola Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional. A filosofia desse grupo é recuperar vinhedos antigos e históricos e desenvolver projetos singulares nas regiões onde as variedades autóctones galegas encontram a melhor expressão, utilizando as melhores técnicas enológicas para produzir vinhos de prestígio reconhecido. A origem da vinícola, entretanto, data de 1163 (veja abaixo). São cultivadas as variedades brancas Albariño, Caiño Blanco, Loureira e Treixadura. O enólogo é José Manuel Martínez Juste, sócio da Quinta de Couselo e do grupo Grandes Pagos Gallegos.

História

A história da vinícola está ligada ao monastério cisterciense de Santa María de Oia, localizado de frente para o oceano Atlântico, em uma enseada rochosa. Em 1163, os monges adquiriram várias parcelas de vinhedos no vale de O Rosal, sub-região de Rías Baixas, buscando o clima privilegiado para o cultivo das videiras. Entre estas propriedades encontra-se a antiga granja Cheira, onde hoje se localiza a Quinta Couselo, que serviu como lugar de descanso e de retiro para os monges. Estas parcelas de vinhedos pertenceram ao monastério até a “Desamortização de Mendizabál” (movimento que teve início no fim do século XVIII e se estendeu pelo século XIX, na Espanha). A partir de então, a vinícola permaneceu com a família Vicente durante 150 anos, até ser adquirida em 2013 pela Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional.

Vinhedos

A Quinta Couselo faz parte da sub-região O Rosal, na denominação de origem Rías Baixas. O vale de O Rosal limita ao sul com o rio Minho em sua desembocadura e a oeste com o oceano Atlântico. As terras se beneficiam de um microclima especial, de influência atlântica, que proporciona temperaturas suaves, precipitações abundantes e as horas de insolação necessárias para uma apropriada maturação das uvas. Os vinhedos se localizam em solos de origem sedimentária, ricos em matéria orgânica, ácidos e profundos. São cultivadas as variedades brancas Albariño, Caiño Blanco, Loureira e Treixadura. É adotada a agricultura sustentável e os sistemas de condução do vinhedo são espaldeira e latada.

Vinhedos da Quinta Couselo

Vinhedos da Quinta Couselo

Vinhedos Sobral - Quinta Couselo

Vinhedos Sobral - Quinta Couselo

VINHOS


BRANCO
Quinta Couselo Albariño Barbuntín DO Rías Baixas  2018
Quinta Couselo Albariño Turonia DO Rías Baixas  2018


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303