MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

BURN COTTAGE

Pais Central Otago (Ilha Sul), Nova Zelândia
Site www.burncottage.com

PROPRIETÁRIO
Família Sauvage

ENÓLOGO
Ted Lemon e Claire Mulholland

A VINÍCOLA

A propriedade foi adquirida pela família americana Sauvage em 2002 e os primeiros vinhedos, plantados em 2003 pelo sistema biodinâmico. Desde o início do projeto, o californiano Ted Lemon, proprietário da Littorai (EUA), é o enólogo consultor. Shane Livingstone é encarregado dos vinhedos e a enóloga Claire Mulholland está no dia a dia da adega. Em 2016, a revista Decanter elegeu os melhores Pinots de Central Otago da safra 2014 e a maior nota (19/20 pontos) foi atribuída a dois vinhos, sendo um deles o Burn Cottage Pinot Noir. Os Sauvage são proprietários da Koehler Ruprecht, na Alemanha. Os rótulos da Burn Cottage (burn = riacho em escocês; cottage = pequena casa de campo) são inspirados no conto The Green Snake and the Beautiful Lily (Das Märchen), de Goethe, cujo tema central é o ser humano completo. Essa história teria inspirado Rudolf Steiner no seu trabalho de biodinamismo. Segundo a filosofia da Burn Cottage, as práticas biodinâmicas podem ser encaradas como uma forma de o “ser humano ideal” trabalhar a longo prazo as soluções dos problemas existentes.

Vinhedos e terroir

São 11 hectares de vinhedos, sendo 93% cultivados com Pinot Noir, além de uma parcela com as uvas brancas Riesling e Gruner Veltliner. O clima é continental, marcado por verões quentes e invernos frios, com a clássica amplitude térmica entre o dia e a noite, durante o período da colheita, o que garante o amadurecimento das uvas e retém a acidez. Central Otago possui as condições perfeitas para o cultivo de uvas, com baixa incidência de doenças, baixos índices pluviométricos e solos de drenagem livre. Tudo isso contribui para a concentração e a intensidade dos sabores das frutas. Os solos são de xisto e granito degradados, sendo que a maior parte dos terrenos é formada por antigos leitos de rios. Os vinhedos estão entre 240 e 310 metros de altitude, voltados para o nordeste, acima do lago Dunstan, na bacia de Cromwell, ao sul do Paralelo 45.

Produção e vinificação

A Burn Cottage adota o sistema biodinâmico criado por Rudolf Steiner. Segundo a filosofia da vinícola, a saúde e a vitalidade do solo são os componentes-chave para o equilíbrio e a sanidade dos vinhos. Eles produzem a própria compostagem usada nos vinhedos e muitas das preparações necessárias para a agricultura biodinâmica. São utilizadas técnicas tradicionais de vinificação em conjunto com equipamentos altamente tecnológicos. As uvas são duplamente selecionadas na adega para garantir a mais alta qualidade. A fermentação é feita com leveduras naturais, em tanques de aço inox, com controle de temperatura, ou em tonéis abertos. Durante o processo de fermentação cada lote é provado duas vezes ao dia. É feito rebaixamento de chapéu manualmente até quatro vezes ao dia. Na maioria das safras, os vinhos não são clarificados ou filtrados. A fermentação malolática ocorre naturalmente na sala de barricas. O vinho de prensa nunca entra na composição final do Burn Cottage Pinot Noir. A trasfega é feita apenas uma vez antes do engarrafamento, e sem uso de bombas.

Colheita manual na Burn Cottage

Colheita manual na Burn Cottage

Vinhedos da Burn Cottage no inverno

Vinhedos da Burn Cottage no inverno

Os enólogos Ted Lemon e Claire Mulholland

Os enólogos Ted Lemon e Claire Mulholland

VINHOS


TINTO
Burn Cottage Moonlight Race Pinot Noir  2015
Burn Cottage Moonlight Race Pinot Noir 2016
Burn Cottage Pinot Noir  2015
Burn Cottage Pinot Noir 2016


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303