Douro-Porto, Portugal
www.quintadoinfantado.pai.pt
PROPRIETÁRIO
Família Roseira
ENÓLOGO
Fatima Ribas
Localizada na margem direita do Douro, essa propriedade foi adquirida há mais de um século pela família Roseira e hoje é comandada por João Roseira. São 46 ha de vinhedos, todos classe A, com vinhas mais recentes e outras mais velhas, com idade de até 80 anos. O enólogo consultor é Luis Soares Duarte e a enóloga residente, Fatima Ribas. Essa vinícola foi pioneira na venda de vinhos engarrafados na propriedade, os Portos de Quinta, a partir de 1979. Até 2009 os vinhos eram elaborados exclusivamente com pisa a pé, hoje substituída por robôs. Os vinhos da Quinta do Infantado são marcados pela elegância, equilíbrio e menor teor de açúcar. O Tawny 10 anos tem muita concentração e sutilezas, enquanto o Reserva Dona Margarida é um Tawny com aproximadamente sete anos. Entre os datados, o LBV não é filtrado e envelhece bem em garrafa, mas pode ser bebido após quatro anos de envelhecimento. Os Vintages são pequenas joias de extrema elegância.
Em 1979, em iniciativa pioneira, a Quinta do Infantado iniciou a venda dos primeiros Portos engarrafados no Douro na propriedade, os vinhos do Porto de Quinta, deixando de vender a empresas de Vila Nova de Gaia. Até então, os vinhos de pequenos produtores eram em sua totalidade vendidos aos grandes shippers. Esse passo na longa história da Quinta do Infantado representou o fim do monopólio das empresas de Gaia no engarrafamento e comercialização do vinho do Porto e o estímulo a outros pequenos produtores de fazer o mesmo, o que culminou com a permissão, em 1986, para se exportar Porto a partir do Douro, pondo fim a regulamentações anacrônicas. A família Roseira continua engajada na defesa do Douro e das suas virtudes, pregando e praticando agricultura racional, orgânica e sustentável. A vinícola se destaca entre os produtores de Porto, tanto no mercado português como na Europa e em outros países, com seus vários estilos, todos elaborados com uvas próprias de vinhedos classe A.
São 46 ha de vinhedos, todos classe A, com vinhas de 5 a mais de 80 anos de idade, sendo 12 ha de viticultura orgânica e 34 ha de cultivo sustentável. A propriedade tem mais de 200 anos de história e se encontra numa área já referenciada nas demarcações pombalinas (Covas do Douro), com instalações de produção situadas em um armazém de 1816, usado pelos seus emissários no recolhimento de impostos na região e que pertenceu ao Infante D. Pedro IV (nosso D. Pedro I), o que inspirou o nome Infantado. Situada no coração da Região Demarcada do Douro, na margem direita do rio, junto ao Pinhão, foi adquirida há mais de um século pelos avós dos atuais proprietários, a família Roseira.
A enóloga Fatima Ribas, João Roseira e Alvaro, o mais novo membro da família a se juntar à vinícola
Vinhedos à margem direita do Douro
BRANCO
Quinta do Infantado Porto White
TINTO
Quinta do Infantado Porto Tawny
Quinta do Infantado Porto Ruby
Quinta do Infantado Porto Reserva Especial Ruby
Quinta do Infantado Porto Reserva Tawny Dona Margarida
Quinta do Infantado Porto LBV 2008
Quinta do Infantado Porto Tawny 10 anos
Quinta do Infantado Porto Vintage 1992
Quinta do Infantado Porto Vintage 1997
Quinta do Infantado Porto Vintage 2007
BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000
Beba com Responsabilidade