Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

02-ago-17  MERCADO

Novidades de Bordeaux

O Château Bel Air Gloria Haut-Médoc Cru Borgeois e o Château Tastin Pauillac passam a integrar o portfólio da PREMI1UM

CHATEAU DESMIRAIL

Bordeaux
França
A sede histórica do Château Desmirail em Margaux, Médoc

A sede histórica do Château Desmirail em Margaux, Médoc

A Vinícola

Localizado na denominação Margaux, esse château é comandado por Denis Lurton, que herdou a propriedade do pai, Lucien Lurton. Classificado como Grand Cru Classé, esse château produz vinhos de qualidade excepcional, com aromas intensos e taninos elegantes, resultantes do terroir e da experiência dessa família de viticultores. A vinificação é feita com técnicas e equipamentos modernos, mas sempre com muito respeito à tradição. O segundo vinho do château é o Fontarney.

Proprietário

Denis Lurton
Denis Lurton

 

Site

Site www.desmirail.com

História

A origem do Château Desmirail remonta ao fim do século 18, quando Jean Desmirail recebeu em dote de sua esposa Demoiselle Rausan du Ribail e permaneceu na família até pouco antes da classificação de 1855, quando foi adquirido pelo gerente do Château Margaux, Monsieur Sipière, que o elevou a Troisième Grand Cru Classé . Em 1903, foi adquirido pelo sobrinho do famoso compositor Mendelssohn, Robert, neto do famoso negociante bordalês Pierre Biarnez. Esse château passou pelas mãos de Martial Michel e do Château Palmer, que permaneceu em seu comando por muitos anos, antes de ser vendido para Lucien Lurton, em 1980. Esse figura icônica de Bordeaux trabalhou pacientemente durante 20 anos para reconstituir a vinícola. Desde 1992, pertence a Denis Lurton, que prossegue a obra de seu pai na produção desse Grand Cru Classé.

Vinhedos do Château Desmirail, com o solo seixoso típico do Médoc

Vinhedos do Château Desmirail, com o solo seixoso típico do Médoc

Vinhedos

Os vinhedos do Château Desmirail cobrem uma área de 30 hectares, desde a classificação de 1855. Os solos são de seixos profundos, de antigo aluvião do rio Garonne, se desenvolvendo em três municípios da AOC Margaux: Cantenac, Arsac e Soussans. Posicionados em três diferentes altitudes de terraços, formam uma diversidade de terroirs que responde pela complexidade do vinho de Desmirail. A Cabernet Sauvignon é tradicionalmente dominante (70%), seguida pela Merlot com 29% e a Cabernet Franc com 1%.

Caves de maturação do Château Desmirail

Caves de maturação do Château Desmirail

Produção

As uvas são colhidas a mão e logo cuidadosamente selecionadas em mesas. A vinificação é feita em separado para as diferentes variedades e parcelas, em tonéis de madeira para as parcelas mais velhas e em aço moderno para as demais. A filosofia de trabalho é fazer extrações delicadas. Denis Lurton, juntamente com o chefe da adega e o reputado enólogo Jacques Boissenot selecionam as cubas que formarão o Desmirail e o Initial de Desmirail.

A maturação em barricas (1/3 novas, conforme a tradição do Médoc) dura de 12 a 18 meses, conforme as características da safra.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2018 Premium Wines

gerenciarte