Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

02-ago-17  MERCADO

Novidades de Bordeaux

O Château Bel Air Gloria Haut-Médoc Cru Borgeois e o Château Tastin Pauillac passam a integrar o portfólio da PREMI1UM

CHATEAU DOMEYNE

Bordeaux
França
A sede do Château Domeyne em Saint-Estèphe

A sede do Château Domeyne em Saint-Estèphe

A Vinícola

Localizada em Saint-Estèphe, essa propriedade foi adquirida em 2006 por Gonzague e sua esposa Claire Villars-Lurton, proprietários dos Crus Classés Durfort-Vivens, Ferrière e Haut-Bages-Libéral. Desde então, eles vêm utilizando toda sua expertise para tornar o Château Domeyne um dos expoentes da denominação. Os 8,3 ha de vinhedos são plantados com 40% de Cabernet Sauvignon e 60% de Merlot, sendo que as vinhas têm, em média, 40 anos de idade. Os vinhos apresentam grande riqueza aromática e são bastante expressivos no paladar, com a tanicidade elegante típica dos bons vinhos dessa denominação.

Proprietário

Gonzague Lurton e Claire Villars-Lurton

Enólogo

Eric Boissenot

História

Em dezembdo de 2006, o Château Domeyne Cru Bourgeois, com vinhedos situados nas colinas de Saint-Estèphe e vizinho do Château Calon Ségur, se tornou propriedade de Claire e Gonzague Lurton. Claire já era proprietária do Château Ferrière, Château La Gurgue e Château Haut Bages Libéral, e Gonzague possuía o Château Durfort Vivens. Juntos, associaram todo seu conhecimento e expertise para enfrentar o desafio de valorizar o potencial do terroir excepcional onde se encontram os vinhedos do Château Domeyne.

Vinhedos

Os vinhedos estão localizados em torno da propriedade de Calon-Ségur e totalizam 8,3 hectares. As vinhas têm idade média de 40 anos, sendo cultivadas 60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon, em solos argilo-calcários. São trabalhados com técnicas tradicionais e eliminação mecânica de ervas. As colheitas são manuais.

As caves de amadurecimento Château Domeyne

As caves de amadurecimento Château Domeyne

Produção

A vinificação dura entre 17 e 25 dias, dependendo da variedade, do solo e do vinhedo. Durante a fermentação, as temperaturas não excedem os 25-27 °C. Neste período, são feitos dois rebaixamentos de chapéu diários. Após a fermentação malolática, o vinho é transferido para as barricas. O Château Domeyne tem três caves de envelhecimento, contendo 300 barricas cada uma, sendo 20% delas renovadas a cada ano.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2018 Premium Wines

gerenciarte