Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

06-nov-17  MERCADO

Vinhos da Gasconha

Acabam de chegar ao país os vinhos do Domaine Horgelus, listado entre os melhores produtores da Gasconha no Pocket Wine Book 2017 de Hugh Johnson

02-ago-17  MERCADO

Novidades de Bordeaux

O Château Bel Air Gloria Haut-Médoc Cru Borgeois e o Château Tastin Pauillac passam a integrar o portfólio da PREMI1UM

03-jul-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

DOMAINE COUDOULET

Languedoc-Roussillon
França
Os vinhedos e a sede do Domaine Coudoulet na região do Minervois

Os vinhedos e a sede do Domaine Coudoulet na região do Minervois

A Vinícola

O domaine está situado na pequena Cesseras, numa região privilegiada nos platôs mais altos que antecedem as subregiões de Minervois e La Livinière, onde também possui vinhedos. Os irmãos Pierre-Andrè e Jean-Yves são da sexta geração de Ournacs produzindo vinhos na área, e o fazem com muita competência, a preços ultra-competitivos, desde 1985. Com o falecimento de Jean-Yves, seu filho Guillaume passou a trabalhar com seu tio na operação da vinícola. Produzem a partir de castas típicas da região (Grenache, Carignan, Syrah) e outras plantadas recentemente como Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Marselan, Chardonnay, Muscat e Viognier.

Domaine Coudoulet foi fundada em 1840.

Proprietário

Pierre-André e Jean-Yves Ournacs

 

História

No sudoeste da França, próximo à fronteira da Espanha, fica a pequena cidade de Cesseras, no coração do Minervois. O Domaine Coudoulet cresceu de 40 para 200 hectares em mãos da família Ournac desde 1840. Usando a tradição, a experiência e a ousadia para as mudanças, a família replantou vinhedos e modernizou instalações para acompanhar a demanda de qualidade dos novos consumidores.

Pierre-André Ournac nos vinhedos do Domaine Coudoulet

Pierre-André Ournac nos vinhedos do Domaine Coudoulet

Os Vinhedos

O terreno é formado por terraços pedregosos de granitos e marnes, que dão aos vinhos elegância e expressão.

Os vinhedos têm ao todo 70 hectares, dos quais 20 nas AOC Minervois e Minervois La Lavinière, sendo que um terço da produção é de vinhos brancos. As variedades exploradas são as tintas Grenache Noir, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Marselan, Sangiovese e Pinot Noir, e as brancas Viognier, Chardonnay, Muscat Sec, Marsanne e Pinot Gris. Mantendo as tradições, os irmãos Ournac mantêm os vinhedos em baixo rendimento e aplicam conceitos de agricultura sustentável e respeito ao ambiente.

Guillaume e seu tio Pierre-André usam modernas barricas para maturação no Domaine Coudoulet

Guillaume e seu tio Pierre-André usam modernas barricas para maturação no Domaine Coudoulet

A Produção

A produção dos vinhos brancos começa pela colheita ainda à noite ou pela madrugada. As uvas são desengaçadas e entram na prensa fechada onde pode ocorrer uma maceração pelicular em gás inerte. O mosto é resfriado a 7 ºC por 36-48 h para decantação, seguida da fermentação em temperatura controlada por 2-3 semanas. Após separação dos resíduos grossos, é feita uma maturação sobre borras (lies) finas durante 2 meses, com bâttonage.

Para os tintos as uvas são desengaçadas, exceto no caso de maceração carbônica. A fermentação ocorre em temperatura controlada de 30 ºC com remontagens em tanque aberto. Ao fim da fermentação, podem são feitos revolvimentos (pigeage) conforme o tipo de vinho. As macerações duram 15-20 dias para os vinhos varietais e 25-30 dias para o Minervois La Lavinière.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2018 Premium Wines

gerenciarte