Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

TENUTA ARGENTIERA

Toscana
Itália
Sede da vinícola, construída com estilo típico da costa toscana e materiais resgatados.

Sede da vinícola, construída com estilo típico da costa toscana e materiais resgatados.

A Vinícola

Localizada na costa toscana, a 100 km a sudoeste de Florença, é simultaneamente a vinícola mais próxima do mar (2 km) e a mais bonita de toda a pequena e prestigiosa região de Bolgheri. Está situada entre 150 e 200 metros acima do nível do mar, em uma região de clima ameno e baixa pluviosidade. Dirigida pelos irmãos Corrado e Marcello Fratini e pelo marquês Piero Antinori, produz três vinhos tintos de excelente qualidade e tipicidade, de cortes ligeiramente diferentes com Sangiovese (predominante), Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot, a partir de 60 ha de vinhedos.

Proprietário

Corrado e Marcello Fratini e marquês Piero Antinori

 

Site

Site www.argentiera.eu

Histórico

A Tenuta Argentiera é parte da antiga Tenuta di Donoratico dei Serristori, influente família florentina que em 1512 ganhou esse terreno para uso perpétuo da família dos Medici, quando esta retornou ao poder após tumultos políticos, graças ao suporte dos Serristori. Na época etrusca, no interior do planalto da Tenuta se encontravam fontes naturais e minério de prata - daí o nome Argentiera - que fizeram a região um importante centro minerário e agrícola.

Vista dos belos vinhedos em Bolgheri, a apenas 2 km da costa Toscana

Vista dos belos vinhedos em Bolgheri, a apenas 2 km da costa Toscana

A Tenuta Argentiera ocupa uma área de 72 ha, dos quais 60 ha possuem vinhedos plantados com as variedades típicas da DOC Bolgheri: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Petit Verdot. Nesse local, essas variedades assumem características locais típicas, com capacidades excelentes para alta qualidade. Todos os vinhedos têm a denominação DOC Bolgheri, centralizada na cidade de Castagneto Carducci. Os vinhedos foram plantados seguindo o “Cordone Speronato”, sistema com uma densidade de 7.000 plantas por hectare, onde as fileiras guardam uma distância de 2 a 2,20 metros uma da outra e as plantas estão afastadas entre 60 a 80 cm entre si.

As impressionantes caves da Tenuta Argentiera

As impressionantes caves da Tenuta Argentiera

Terreno e Clima

Situados em altitudes entre 150 e 200 metros acima do nível do mar, os solos são soltos, com boa porcentagem de argila e alto teor de calcário. A apenas 2 km do mar, o clima da vinícola é único em Bolgheri. Brisas constantes durante o verão evitam as altas temperaturas, que colocariam os vinhedos em stress excessivo. A vinícola também está situada na área menos chuvosa de Bolgheri. Devido à sua proximidade do mar e da pequena cordilheira de colinas formando um anfiteatro natural em torno da propriedade, os vinhedos são protegidos das correntes de ar úmidas e das chuvas violentas do verão.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2018 Premium Wines

gerenciarte