MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

HERDADE DO ROCIM

Pais Alentejo, Portugal
Site www.herdadedorocim.com

PROPRIETÁRIO
Catarina Vieira

ENÓLOGO
Catarina Vieira e António Ventura

A VINÍCOLA

Herdade do Rocim- Alentejo foi fundada em 2000.

Projeto novo e ousado, que tem instalações cinematográficas, totalmente integradas à paisagem. São 60 ha de vinhedos e uma cantina moderníssima, entre as cidades de Vidigueira e Cuba. O principal diferencial é a ativa presença da co-proprietária, a engenheira agrônoma Catarina Vieira, que também se graduou em enologia e fez treinamentos em vários países da Europa, notadamente na França, antes de abraçar a coordenação geral do projeto. O enólogo consultor António Ventura também empresta sua experiência. Apesar de ser um projeto recente, o seu vinho super-premium recém lançado – Grande Rocim 2007, 100% Alicante Bouschet – foi considerado pelo guia 2010 de João Paulo Martins como um dos melhores vinhos portugueses do ano.

A Empresa

A Herdade do Rocim é uma propriedade situada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, com cerca de 100 hectares, em que aproximadamente 60 hectares são de vinhas. Adquirida em 2000 pela empresa Terralis, seguiram-se seis anos de trabalhos de reestruturação e qualificação, consumados com a plantação da maior parte da vinha que hoje constitui a Herdade. Caracterizada por apresentar solos franco-argilosos e arenosos, a aposta na implantação de vinhas é feita de acordo com critérios que visam a produção de uvas com elevada qualidade. Elemento estruturante do projeto da Herdade do Rocim, a Adega junta a produção de vinho à qualidade estética da sua arquitetura, funcionando como elemento de marketing e promoção daquela região. O desenvolvimento do projeto da Herdade do Rocim é coordenado pela Engª Agronoma Catarina Vieira. São consultores para a viticultura o Professor Rogério de Castro, catedrático de viticultura no Instituto Superior de Agronomia (ISA) e o assistente do mesmo instituto Engenheiro Amândio Cruz. No domínio da enologia, o consultor da Herdade é o enólogo António Ventura, conhecido especialista no setor.

Vinhedos

São 60 hectares de vinhedos na Herdade do Rocim, sendo 40 ha de castas tintas e o restante de castas brancas. Inicialmente, a Herdade tinha 20 ha de vinhas velhas, sendo 50% de castas tintas com predomínio de Aragonês e Trincadeira e os restantes 10 ha de castas brancas, sendo dominante a Antão Vaz. Em 2001, foram plantados cerca de 13 ha de castas tintas: Syrah, Aragonez e Cabernet Sauvignon. A Syrah e a Cabernet Sauvignon estão implantadas em terrenos predominantemente arenosos, enquanto a Aragonês se encontra em terrenos maioritariamente franco-argilosos. Em 2004, foram plantados cerca de 17 ha de castas tintas, nomeadamente Touriga Nacional, Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet. A Touriga Nacional encontra-se em terrenos arenosos enquanto as restantes castas estão também localizadas em terrenos franco-argilosos. Em 2006, a Herdade do Rocim apostou na plantação de 7 ha de castas brancas, sobretudo de Antão Vaz e Arinto, assim como Alvarinho. As vinhas estão equipadas com sistema de irrigação por gotejamento.

A Adega

A Adega da Herdade do Rocim concilia a produção de vinho, função principal da Adega, com outras atividades relacionadas com a cultura e o lazer.

A moderníssima sede da Herdade do Rocim reune atividades de vinicultura, turismo e eventos.

A moderníssima sede da Herdade do Rocim reune atividades de vinicultura, turismo e eventos.

Os vinhedos da Herdade do Rocim

Os vinhedos da Herdade do Rocim

A adega da Herdade do Rocim

A adega da Herdade do Rocim



BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303